0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Mais de 4000 exemplares foram retirados em apenas um ano na Biblioteca de Barracão

Antes, apenas alunos trazidos pelas escolasutilizavam a estrutura, hoje, toda a comunidade retira exemplares

Local é apropriado para leitura
Por Imprensa Machadinho
Foto Andressa Reina/Imprensa Machadinho

 
Os munícipes de Barracão receberam, em janeiro de 2015, uma nova ferramenta de educação através da Biblioteca Pública Castro Alves. A biblioteca recebeu uma reestruturação através do apoio financeiro do Consórcio Machadinho, transformando o ambiente para proporcionar conhecimento e aconchego aos seus leitores. De maio de 2015 a maio de 2016 - em apenas um ano -, mais de 4000 mil exemplares foram retirados pelos leitores.

A biblioteca, que está lotada na rodoviária do município de Barracão, disponibiliza no total mais de 6.500 exemplares para retirada pelos leitores.  Este novo local, totalmente adaptado para a leitura, proporcionou melhores condições, o que, consequentemente, desenvolve a educação do município. “Desde que a biblioteca recebeu a reforma, aumentou muito a quantidade de ledores na repartição.

Antes, apenas alunos trazidos pelas escolas faziam a retirada, hoje, porém, toda a comunidade retira exemplares para leitura”, salienta Noeli Maria Chiossi, funcionária da biblioteca.

A biblioteca possui um espaço especial destinado à leitura infantil, com livros interativos para crianças, para que mesmo as que ainda não sabem ler possam desenvolver o interesse pela leitura. “Várias crianças frequentam a biblioteca com seus pais e avós; eles trazem os pequenos para a prática da leitura aqui na sala. Criar o interesse deles pelos livros contribui para que se tornem ótimos leitores”, complementa Noeli.

O hábito da leitura pode melhorar o desempenho escolar e desenvolver adultos muito mais seguros e bem preparados. Pesquisas indicam que, crianças ledoras desde cedo, são beneficiadas como a pronúncia correta das palavras e mais facilidade de comunicação. Além de desenvolverem a criatividade e a imaginação, adquirem cultura e conhecimento.

O Consórcio Machadinho e seus sócios entendem a importância em realizar projetos que contribuam com a educação dos municípios lindeiros, por isso, apoia projetos como este da reestruturação da Biblioteca Pública de Barracão.
 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas