14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Ipiranga do Sul: município terá 36% de aumento da área plantada de trigo

Divulgação
Por Da Redação
Foto ASCOM

A safra de inverno se inicia com expectativa de boa produtividade e, também, com aumento da área plantada de trigo em Ipiranga do Sul. Por meio de levantamento feito pela Emater, com parceiros do próprio município, mostram que a estimativa é de 36% de aumento no plantio de trigo ou 1.900 hectares de área plantada.

Conforme o responsável pelo escritório da Emater, Bruno Utermoehl, o inverno este ano nos trará um clima mais neutro. “Haverá pouca chuva, com condições favoráveis para a cultura do trigo e da cevada”, informou.

Para Utermoehl, a melhor forma de ter uma produção rentável é trabalhar de forma rigorosa a parte técnica. “Se as culturas de inverno forem bem conduzidas tecnicamente há uma série de ganhos para o produtor. Elas terão viabilidade econômica, gerando mais renda”, observa Utermoehl ao lembrar que os produtores devem buscar junto a um técnico agrícola um bom manejo das culturas, a fim de estar protegido contra os riscos que o clima oferece. Financiar a lavoura fazendo o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou buscar um seguro agrícola particular, dá garantias caso ocorra algum contratempo ou imprevisto.

Utermoehl conclui dizendo que os agricultores que guardaram a semente de soja para a safra do ano que vem, a chamada semente salva, a Emater está alertando para garantir a qualidades destas sementes através da análise. “Como na última safra tivemos seca, é importante verificar se esta semente tem qualidade, pois não estão uniformes e com grãos verdes. Estamos disponibilizando um profissional para fazer a coleta e o encaminhamento para o laboratório, tanto de germinação quanto de vigor”, observou. Outras informações podem ser obtidas junto ao escritório da Emater.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas