0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Ipiranga do Sul: médico orienta sobre cuidados e prevenção a Covid-19

Para o médico, se proteger, por meio de simples atitudes, é possível evitar a Covid-19
Por Da Redação
Foto Divulgação

 O médico ginecologista, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipiranga do Sul, Rogério Burlamaque, falou sobre a pandemia do coronavírus e deu dicas sobre prevenção à população ipiranguense.

De acordo Rogério, a Covid-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, que apresenta um quadro clínico, no qual varia de infecções assintomáticas a um quadro respiratório grave. “Quando o paciente apresentar sintomas, esses podem ser: tosse, febre, corisa, dor de garganta e dificuldade para respirar”, destacou Burlamaque.

Segundo o médico, a transmissão acontece de diferentes formas. “De uma pessoa doente para outra, ou por contato próximo por meio do toque ou aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, ou ainda do contato com objetos, superfícies contaminadas, como celulares, mesas, brinquedos, cuias e bombas de chimarrão, teclados de computador, além de objetos de uso pessoal como garfos, pratos e facas”, exemplificou Rogério, evidenciando que o diagnóstico é feito por meio da presença de critérios clínicos e também do histórico de contatos próximos ou domiciliar nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas com confirmação laboratorial para a Covid-19.

Para o médico, se proteger, por meio de simples atitudes, garantem proteção a todos. “Lavar as mãos regularmente, usar álcool em gel, ao tossir e espirrar cobrir a boca com lenço ou com o antebraço, evitar tocar olhos, boca e nariz quando não se está com as mãos lavadas, manter distância de até dois metros de quem estiver tossindo ou espirrando. Evite abraços, beijos e aperto de mão, higienizar celulares e brinquedos com frequência, dormir bem, utilizar máscaras e lavá-las sempre que necessário, alimentar-se de forma saudável, e não compartilhar bombas de chimarrão ou mesmo objetos pessoais”, ressaltou o médico. De acordo com ele, mantendo os cuidados de prevenção e higiene, será possível evitar a disseminação do novo coronavírus.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas