17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

“Venho para compartilhar a realidade e somar”, afirmou Dom Adimir

Novo bispo da Diocese chegou no fim da tarde de ontem e, hoje (7), conversou com representantes da imprensa. Em sua fala destacou que um dos elementos que considera fundamentais, é a valorização da vida e da família

teste
“A experiência de Deus é fundamental para a experiência humana”, Dom Adimir
Por Izabel Seehaber
Foto Izabel Seehaber

Com tranquilidade, o novo bispo da Diocese de Erexim (grafia conforme registro oficial), chegou à cidade no fim da tarde de ontem (6). Ao se ambientar e buscar informações sobre a “nova casa”, Dom Adimir conversou com representantes da imprensa na tarde de hoje (7).

Em sua fala, destacou que um dos elementos que considera fundamentais, é a valorização da vida e da família. Disse que é com muita alegria que ingressa na nova caminhada. “Foi uma surpresa, uma nova terra que integra a missão. Optamos por ser padres e bispo não é uma escolha. Lembrei de João Paulo II, o qual sou devoto e reconheço semelhanças na trajetória. Acredito que devemos viver bem hoje para construir melhor o amanhã. Sou muito otimista e quero seguir junto à comunidade. Venho para ser mais um irmão na caminhada, para ser sal da terra e luz do mundo”, reiterou.

Dom Adimir salientou que, mesmo com a pandemia, a igreja não para e está sempre muito próxima do povo, seguindo todos os cuidados preconizados pelos profissionais de saúde.

Quanto às expectativas e projetos na região de Erechim, o religioso salientou que há um plano pastoral que será seguido. Ao mesmo tempo, reafirmou que tem como propósitos iniciais: conhecer a realidade regional, compartilhar experiências e somar.

Durante a conversa com os profissionais de jornalismo, Dom Adimir, reforçou que os jovens devem ser valorizados e, nesse sentido, citou a família como base fundamental para a aproximação da igreja. “A experiência de Deus é fundamental para a experiência humana”, completou.

Outro aspecto pontuado pelo bispo foi a necessidade de reinvenção da igreja, principalmente a partir da pandemia. “Agora não podemos mais parar. Claro, nada se compara com a presença física dos fiéis, contudo, ao considerar a necessidade de isolamento, é um suporte extra para que possamos dar continuidade à missão evangelizadora da igreja”, comentou, frisando que: “O encontro com Deus na oração e com o outro, ajuda a moldar o caminho na fraternidade”.

Dom Adimir lembrou, ainda, de sua formação e vasta experiência na área de educação. Na oportunidade, destacou a importância da valorização do trabalho dos padres e todos os envolvidos nas ações da igreja, do mesmo modo que os espaços religiosos, a exemplo do Santuário.

Segundo ele, a igreja tem desenvolvido muitas ações, mas nem sempre isso se torna visível.

Posse

O administrador diocesano de Erechim, padre Antônio Valentini Neto, saudou o novo bispo desejando-lhe sucesso na caminhada, e aproveitou para convidar a todos para acompanhar, de modo on-line, a missa de posse de Dom Adimir, no próximo domingo, às 16h30, direto da Catedral São José.

Na ordenação

O ato de ordenação foi realizado na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Cascavel, no dia 20 de junho. A nomeação de Dom Adimir como bispo da Diocese de Erexim, foi feita pelo Papa Francisco no dia 15 de abril.

Naquela ocasião, enfatizou que sua primeira mensagem se resumia na palavra gratidão: a Deus pela vida, ao ministério e missão, a seus pais e irmãos, ao arcebispo padres, diáconos, coordenantes e aos outros bispos presentes, aos ex-alunos, consagrados, seminaristas, lideranças e comunidades das paróquias em que atuou, aos colegas, professores e funcionários com os quais trabalhou nos centros de formação e à Pastoral Familiar.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas