22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Alto Uruguai dispõe de nova Estação Meteorológica Automática

Acompanharam a instalação, o coordenador do curso de Agronomia, professor Ronaldo B. Meireles, o met
Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação

A região passa a contar com uma Estação Meteorológica Automática. A instalação aconteceu na semana passada, na Fazenda Escola da Unideau – campus III, na Linha Gramado, em Getúlio Vargas. A ocasião contou com a presença do meteorologista e responsável pelo projeto Simagro-RS, Flávio Varone, o coordenador do curso de Agronomia da instituição, professor Ronaldo B. Meireles e o diretor financeiro da Unideau, Oscar Barro.
Por meio do projeto, a região será beneficiada em diversos segmentos. Na agricultura, por exemplo, além de saber a disponibilidade e necessidade hídrica para as culturas, permite conhecer localmente os dados climáticos. Na fruticultura possibilita conhecer e analisar o acúmulo de horas de frio, somas térmicas e na pecuária serve para dimensionar projetos que visem conforto térmico para os animais.
De acordo com o professor Ronaldo B. Meireles, o trabalho começou agora e está em fase de implementação. “É uma ferramenta que auxilia o produtor no monitoramento das condições ambientais para auxiliar na tomada de decisões, como no emprego de defensivos agrícolas, por exemplo, entre outras práticas que contemplam o manejo de lavouras. Isso tudo por meio de informações prévias e dados acumulados historicamente, além de outros obtidos em tempo real (como temperatura máxima, mínima, umidade relativa do ar, sensação térmica)”, comenta.  
Do mesmo modo, ele ressalta a importância dessa conquista, cuja mobilização iniciou em 2015. “Havíamos começado a mobilização e conscientização de lideranças em torno do agronegócio. É algo essencial, pois, se fizermos uma semeadura a campo, o manejo do solo ou a aplicação de defensivos agrícolas, precisamos observar o clima”, pontuou o coordenador. 
A estação já está em funcionamento e algumas informações estão sendo trabalhadas. A disponibilização à toda comunidade será possível após a divulgação de um aplicativo que está sendo desenvolvido e poderá ser acessado, em breve, por meio da página da instituição. 
Meireles destaca que a estrutura tem capacidade, também, para oferecer outros serviços, tais como monitoramento da condição de solo e suporte para profissionais da Defesa Civil, por exemplo, com previsões de tempestades e outros fenômenos, visando fornecer alertas à população.
A iniciativa da estação meteorológica é do Centro Universitário Ideau (Unideau), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos para o estado (Simagro-RS), apoiada pelo governo municipal de Getúlio Vargas, Sindicato Rural, Emater/ASCAR-RS e pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do município.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas