14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Entre Rios do Sul: projeto conscientiza cidadão sobre a função social e econômica dos tributos

teste
Ao informar o CPF em todas as compras se contribuiu com as entidades cadastradas, se combate à soneg
Por Da redação
Foto Divulgação

A turma do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Réus de Entre Rios do Sul participou recentemente, neste ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), de uma palestra on-line, via google meet, sobre o Programa de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha.

A disseminadora do programa, Caciane Roso Werkhausen, iniciou sua fala explicando o que é e como funciona a realização das ações, e que o referido projeto faz parte do Programa de Integração Tributária (PIT), uma parceria da Secretaria da Fazenda Estadual (RS) com o município. O objetivo é conscientizar os munícipes por meio da educação sobre a função socioeconômica dos tributos, além de mobilizar o cidadão no que diz respeito aos seus direitos e deveres tributários.

No contexto em que se vive, a questão fiscal envolve os principais debates, tais como: qualidade dos serviços públicos, volume da carga tributária e justiça social. Em resumo, é algo que diz respeito a cada cidadão, até por impactar diretamente a vida de cada um, em diversos aspectos.

Na ocasião, Caciane Roso Werkhausen explicou, também, como funciona o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e que é muito importante incentivar o cidadão a realizar o cadastro e informar o CPF em todas as compras. “Dessa forma irá contribuir com as entidades cadastradas, combater à sonegação e auxiliar no aumento da receita municipal”, disse ela.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas