18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Saúde bucal: UBS de Erebango alerta sobre cuidados em tempos de pandemia

teste
Otávio Henrique Bikoski alerta que cuidados simples podem fazer a diferença e impactar positivamente
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Como está a sua saúde bucal? Parece uma pergunta simples, mas nem sempre os hábitos de higiene são seguidos à risca. Ao mesmo tempo, as consultas com o dentista também são aliadas na prevenção de vários problemas. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, todas essas medidas precisam ser intensificadas.

Nesse período de bandeira preta, os atendimentos odontológicos na Unidade Básica de Saúde – UBS de Erebango - estão mais restritos a casos de urgência e emergência – pacientes com dor e outros sintomas que não possam ser adiados – como exemplo, ainda, a situação de o paciente quebrar um dente da frente, por exemplo, que é algo que impacta esteticamente. Nesse caso, é possível procurar o serviço de saúde.

Contudo, um dos cirurgiões-dentistas que atua na unidade, Otávio Henrique Bikoski, alerta a população sobre a importância de cuidados simples que podem fazer a diferença e impactar positivamente na qualidade de vida e bem-estar da comunidade. “É fundamental que os pacientes prossigam com seus tratamentos odontológicos, pois a boca é a “porta de entrada” de nutrientes e uma boa saúde bucal pode possibilitar que todo o corpo seja beneficiado. Caso contrário, muito além de problemas nos dentes, há riscos de doenças em outros órgãos do paciente – inclusive nos pulmões, complicações nos casos de covid-19, entre outros”, pontua, salientando que manter a rotina de ir ao dentista e fazer revisões, é essencial para evitar complicações à saúde, de modo geral. Em paralelo, vale ressaltar que todas as medidas de prevenção à covid-19 são reforçadas na sala de atendimento e em toda a estrutura da UBS.

Recomendações do especialista

De acordo com o especialista, entre as situações mais comuns nos atendimentos, estão os pacientes que manifestam dor por estarem com dentes fraturados. “Percebemos que nem sempre é buscado o atendimento recomendado e isso pode levar a outros problemas”, frisa.

O dentista reforça que, se um paciente recebeu a indicação para o tratamento de canal, por exemplo, mas não realizou o procedimento, com o tempo ele pode sentir dor, inflamação e, por consequência, não está descartada uma fratura e até mesmo a necessidade de extração do dente. “Em alguns casos, pode gerar uma infecção e febre, situações que a pessoa irá precisar de um serviço de saúde até mesmo no fim de semana”, observa Otávio.

O tratamento de canal não tem custo e é oferecido pelo Centro de Especialidades Odontológicas - CEO em Getúlio Vargas. “Muitos pacientes são jovens e nem sempre percebem a importância desse cuidado, porém, no futuro, irão lembrar os alertas que podem evitar danos sérios à saúde”, destaca.

Fique atento aos cuidados!

- Mantenha a higiene adequada, com escovação três vezes ao dia e uso de fio dental após as refeições, de acordo com o que é preconizado pelos órgãos de saúde;

- Se a pessoa passou pela covid-19, o indicado é trocar a escova de dente após os 15 dias de isolamento;

- Fora dessas situações, o ideal é trocar a escova a cada seis meses e optar por aquelas com cerdas macias;

- No caso dos doces, por exemplo, eles podem ser grandes vilões à saúde de modo geral, inclusive dos dentes. Principalmente às crianças, que mais gostam de doces, a orientação é que seja feita a higienização logo após o consumo do alimento. Caso contrário, podem surgir as tão temidas cáries.

- Os enxaguantes bucais são importantes, auxiliam no cuidado da saúde bucal, porém, na hora da compra devem ser observados os rótulos dos produtos, sendo que alguns são específicos para procedimentos, e, se usados com frequência, podem manchar os dentes. “Desse modo, verifique a composição e, caso o enxaguante possua Clorexidina, não deve ser utilizado todos os dias, pois pode pigmentar os dentes, deixando-os amarelos”, orienta o dentista, citando que os outros podem ser usados uma vez ou até duas vezes ao dia.

Em caso de dúvidas ou mais informações, contate com a equipe da UBS pelo telefone: 3339-1004.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas