18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Obituário

Aos 98 anos, morre Elesio Passuello

teste
Elesio com os filhos Miriam, Jorge, Thais e Clovis
Por Rodrigo Finardi
Foto Arquivo família

Na terça-feira, 16, faleceu em Erechim aos 98 anos, Elesio Passuello.  Completaria 99 anos em 21 de agosto. Nasceu em Erechim em 1922

Quando era pequeno ainda (2 ou 3 anos), seus pais se mudaram para o interior (8 km de Erechim), em busca de oportunidades para sustentar a família. Além do trabalho na colônia, era gaiteiro e tocava em bailes da região. Perdeu a mãe cedo, e surgiu uma oportunidade de vender a colônia. Então comprou uma casa próximo a Coxilha Seca, pois tinha colégio para os filhos.

Eram 10 irmãos, e os mais velhos já moravam em Erechim. Elesio quando jovem morou em Três Arroios e Sarandi. Em 1934 veio visitar a família e resolveu permanecer.

O primeiro emprego de Elesio foi no Banco do Rio Grande do Sul em 1938. Chegava mais cedo, pois era responsável por varrer e limpar o local. Com as férias dos colegas, Elesio começou a aprender todas as funções dentro do estabelecimento bancário.

Essa dedicação, fez com que em 1948, seu chefe ofereceu a gerência da agência de Marcelino Ramos. Mas Elesio não aceitou, pois junto com seus irmãos Narciso e Leonel adquiram um posto de combustível (em frente ao tanque no centro de Erechim).

Começou como frentista, e depois assumiu o caixa do posto. Como dois dos irmãos eram viajantes, Elesio acabou assumindo o posto, sempre com as coordenadas do irmão mais velho, Narciso.

Casou em 1951, quando comprou uma casa, e os negócios com os irmãos amentaram e colocaram uma empresa de recapeamento de pneus e uma de venda de pneus novos.

Após a experiência no banco, dedicou toda sua vida ao comércio. Começou a trabalhar aos 14 anos e só parou perto dos 90 anos.

Elesio era apaixonado pelo Ypiranga, o time do coração. Foi um daqueles que ajudou na construção do Colosso da Lagoa, buscando recursos na comunidade.

Em áudio recente gravado para uma neta, Elesio contou um pouco de sua vida, as dificuldades, o casamento, e como era a vida no início de Erechim, já que viveu quase 100 anos, e a Capital da Amizade comemora 103 anos no dia 30 de abril.

 Deixa a esposa Maria, quatro filhos (Thais, Clovis, Jorge e Miriam), oito netos (Igor, Diego, Daiane, João Vitor, Juliana, Guilherme, Lívia, Maria Ancila) e sete bisnetos (Maria Clara, Maria Fernanda, Enzo, Oliver, Vitor, Ana e Luan).

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas