14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Marcelino Ramos: primeiro município do país

Wilmar destacou que Marcelino Ramos é pioneiro neste projeto que pode gerar renda e algo mais para o turismo

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Sandro Schio

 

O presidente da Federação dos Meliponicultores Conservacionistas do RS, Wilmar Fank, visitou o município de Marcelino Ramos, no último fim de semana, na companhia de mais alguns integrantes da federação e criadores de abelha sem ferrão.

Ele foi recebido pelo secretário de Agricultura, Serginho Beal; pelo criador de abelhas, Jander Chapuis; e, também, pelo prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni. O presidente Wilmar Fank veio conhecer o município e trocar experiências principalmente pelo fato de Marcelino Ramos ser o primeiro município do Brasil a criar uma lei que estabelece regras e incentivos para a atividade.

O projeto intitulado ‘Jardim das Colmeias’ foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Poder Executivo, e autoriza a criação das espécies nativas de abelhas no município, bem como seu manejo e implantação de estações polinizadoras pedagógicas em todo território municipal.

Há poucos dias, uma reportagem especial do Portal de Marcelino, mostrou um dos maiores criadores da região, o marcelinense, Jander Chapuis, que teve mais de 1 milhão de visualizações na internet. O vídeo foi assistido em todo Brasil, despertando o interesse de pessoas pela atividade. Jander cria em sua casa 28 espécies em 110 caixas.

O secretário de Agricultura, Serginho Beal, disse que existem muitas pessoas pedindo informações a respeito da criação de abelhas sem ferrão e, por isso, o município estuda a realização de cursos e palestras para se avançar com o projeto. Também deverão ser instaladas estações polinizadoras, como exemplo, nas Termas de Marcelino e no Parque Natural Teixeira Soares.

Wilmar destacou que Marcelino Ramos é pioneiro neste projeto que pode gerar renda e algo mais para o turismo, pois estas abelhas geram inúmeros benefícios.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas