14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Erval Grande: “meta é melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossa comunidade”

Afirma prefeito Suzinei Schneider. O município comemora 62 anos de emancipação político-administrativa, hoje, segunda-feira (7)

teste
Vista aérea de Erval Grande
“Investimos cada vez mais na qualificação e educação para que nossa população consiga crescer, evolu
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

O município de Erval Grande comemora 62 anos de emancipação político-administrativa, nesta segunda-feira (7). O nome do município se deve ao cultivo em grande escala da erva-mate existente na época da colonização.

Tempos difíceis

O prefeito, Suzinei Schneider, afirma que jamais imaginou que um dia se estaria comemorando, a semana do município, diante de uma realidade tão difícil como a que se está vivendo, em uma pandemia de Covid-19. “Não podemos confraternizar, não podemos nos reunir, nem mesmo com nossas famílias. As atividades sociais estão suspensas e as atividades econômicas também estão prejudicadas. Infelizmente, alguns de nossos munícipes perderam a vida em função da pandemia, familiares e a comunidade estão consternados e abalados. Porém, seguimos trabalhando incansavelmente para que as coisas sigam de forma segura. Nosso compromisso com a saúde continua sendo a maior prioridade”, disse.

Muito além do essencial

O prefeito afirma que Erval Grande se destaca no contexto regional pelas inúmeras conquistas no que diz respeito à captação de recursos nas esferas estadual e federal. “O município dispõe de inúmeros programas que obtiveram índices altíssimos de aprovação e cumprimento de metas. Isso possibilita que nossa comunidade tenha acesso a muitos serviços, sendo que estes oferecem altos padrões de qualidade. Podemos destacar as áreas da Saúde e da Educação, visto que muitos programas oferecem serviços que vão muito além do essencial”, comenta.

Saúde e Educação

Ele ressalta que a frota do transporte escolar do município conta com a maioria dos veículos novos, oferecendo segurança, conforto e qualidade para os estudantes. A saúde, conta com programas de auxílio para aquisição de medicamentos, exames e cirurgias, com seis médicos, sendo que dois são especialistas que atendem na UBS. “Contamos com dois médicos no pronto atendimento municipal, que está equipado com uma moderna sala de estabilização, dispomos de uma grande frota de veículos, incluindo uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel”, observa.

Trabalho em equipe

O prefeito Suzinei ressalta que a união e o trabalho em equipe têm garantido uma boa articulação com partidos e lideranças políticas, o que tem oportunizado a realização de muitos projetos e a captação de recursos financeiros para o município. “Isso comprova que o trabalho coletivo traz muito mais resultados do que o esforço individual”, afirma.

Projetos

“Nossa maior preocupação é oferecer mais programas e incentivos voltados ao desenvolvimento social e econômico, pensando sempre no crescimento e na melhoria da qualidade de vida de nossa população. Manter e ampliar os serviços e programas sociais que já desenvolvemos, oferecer ainda mais apoio aos setores produtivos, dando destaque para o setor da indústria, comércio, prestação de serviços e para a área da agricultura”, enfatiza.

Conhecer as necessidades

Segundo o gestor público, o município precisa seguir trabalhando de forma articulada, conhecer as demandas da comunidade, elencar as prioridades e transformá-las em programas sociais. “Acreditamos que através do diálogo e da participação, alcançamos o envolvimento da população. Com este princípio, envolvemos os cidadãos nos processos de tomada de decisão, dando voz e vez para que a população possa ser parte do processo de construção”, observa.

Região estratégica

Segundo o prefeito Suzinei, Erval Grande se localiza em uma região estratégica e privilegiada, na divisa entre dois estados, próximo a cidades como Chapecó e Erechim. Possui acesso asfáltico que garante uma facilidade no escoamento da produção e agrega valor nos processos de compra e venda de insumos.

Economia local

Ele explica que a economia local é baseada na produção agrícola, tendo destaque a produção de grãos, leite, carne, citros, erva-mate e reflorestamento. A indústria e o setor de serviços vêm se desenvolvendo de forma permanente. “Possuímos metalúrgicas, empresa de reciclagem, ervateira, fábricas de móveis, mercados, bares, lanchonetes, oficinas, hotel, lojas, e hoje está em processo de implantação um grande laticínio”, afirma.

Solidariedade e empreendedorismo

O prefeito comenta que Erval Grande é uma cidade tranquila, como as demais do interior, sendo que o espírito de solidariedade é algo que se destaca na sua população. “O empreendedorismo é uma marca registrada de nossa comunidade. Exemplo disso, são os grupos Master, Sonda e Zaffari, que iniciaram suas atividades aqui em nosso município”, conta.

Expansão da produção

Suzinei ressalta que o município tem um potencial muito grande para expandir suas atividades de produção, principalmente agrícola, na área de produção de grãos, leite, carne e citros. A administração tem trabalhado constantemente para desenvolver ainda mais estes setores. “As pessoas se sentem felizes em morar aqui, nossa meta é melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossa comunidade. Investimos cada vez mais na qualificação e educação para que nossa população consiga crescer, evoluir e continuar investindo no desenvolvimento local”, afirma.

Ainda maiores

“Em 62 anos de história, as conquistas foram inúmeras e, hoje, o olhar está voltado para o horizonte, estamos caminhando rumo a objetivos ainda maiores, pois as portas do desenvolvimento seguem abertas e seguimos trabalhando dia após dia para obtermos conquistas ainda maiores. Que os próximos anos possam ser tão vitoriosos como esses têm sido. Muito obrigado e parabéns Erval Grande”, disse o prefeito Suzinei Schneider.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas