14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Ipiranga do Sul: comunidade consciente

Ipiranguenses aderiram à campanha de recolhimento das embalagens de agrotóxicos. Segundo secretário Erlon Baruffi foram 114 produtores o que resultou em seis cargas de caminhões. Novo recolhimento está previsto para o fim do mês de novembro

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ipiranga do Sul, juntamente com as empresas Olfar, Paludo Agronegócio e Futura, promoveu, neste mês dedicado ao meio ambiente, entre outras ações, a campanha de recolhimento das embalagens de agrotóxicos. A ação visa o descarte correto das embalagens evitando assim a contaminação ambiental.

O prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Antônio Sana, destacou a importância desta iniciativa em que os produtores puderam encaminhar as embalagens para o descarte correto. “A ação teve grande adesão da comunidade que está de parabéns pelo seu envolvimento junto com os organizadores”, afirmou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Erlon Baruffi, 114 produtores participaram e entregaram as embalagens, o que correspondeu a um volume de seis cargas de caminhões. Os materiais foram encaminhados para a empresa Cinbalagens de Passo Fundo, que é responsável pela destinação correta deste tipo de resíduo, contratada pelo governo municipal para auxiliar nesta demanda.

Em função das condições climáticas, o recolhimento foi concentrado em algumas comunidades e no pátio da empresa Futura. “Foi muito proveitoso, pois conseguimos atingir um grande número de produtores rurais para poderem fazer o destino correto desse material que acaba sendo um grande problema nas propriedades”, destacou o secretário Baruffi.

De acordo com a bióloga, Raquel Delatese, a iniciativa representa o cuidado com a natureza e, também, o auxílio aos produtores para resolver o problema de destino correto do material contaminado. No entanto, é fundamental que todos façam a sua parte: Poder Público e munícipes, alertou a bióloga, chamando a atenção para as medidas que devem ser realizadas previamente na propriedade.

“É necessário o esvaziamento total das embalagens no pulverizador, a realização da tríplice lavagem e a inutilização dos frascos com a perfuração do fundo, para poder ser encaminhado para a empresa que faz o recolhimento”, alertou a bióloga.

Conforme o decreto 4074/02, Art. 53, o usuário tem um prazo de até um ano para realizar a devolução das embalagens vazias. No município de Ipiranga do Sul um novo recolhimento está previsto para o fim do mês de novembro. Com isso os produtores podem se organizar para outro descarte.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas