14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Rural

Alto Uruguai: agroindústrias da região são premiadas na Expointer

Agroindústria Mel Machado, de Viadutos, ficou em 2º segundo lugar na categoria Mel, e a Apicultura Rempel, de Campinas do Sul, em 3º lugar, na mesma categoria

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O Alto Uruguai teve duas agroindústrias premiadas no 9º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar da 44ª Expointer, que premiou, nesta quinta-feira (9), os três primeiros lugares de cada categoria. A Agroindústria Mel Machado, de Viadutos, ficou em 2º segundo lugar na categoria Mel, e a Apicultura Rempel, de Campinas do Sul, em 3º lugar, na mesma categoria.

O certame é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater/RS-Ascar e outras instituições, e tem a finalidade de estimular e incentivar a constante melhoria da qualidade dos produtos da agroindústria familiar, como meio eficaz na manutenção e abertura de mercados consumidores.

Participantes

Participaram 82 agroindústrias em nove categorias – Cachaça Prata, Cachaça Envelhecida Premium, Cachaça Envelhecida Extra Premium, Salame, Queijo Colonial, Mel, Vinho Tinto Fino Seco, Vinho Tinto de Mesa Seco e Suco de Uva. O Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer deste ano teve 210 expositores.

Avaliação às cegas

As avaliações foram feitas às cegas, sem que a marca do produto fosse conhecida pelos jurados. Em suas notas, os avaliadores aplicaram notas conforme parâmetros e normas técnicas pré-definidas pela comissão técnica. Participaram das bancas de avaliação quatro jurados em cada categoria, entre professores, pesquisadores, chefes de cozinha, estudiosos e jornalistas. Em cada segmento, os produtos de melhor pontuação foram classificados como 1º, 2º e 3º lugares.

Também são apoiadores do concurso o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas