22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Jacutinga: fazer a diferença na vida das pessoas

Município conta com Farmácia Básica Municipal com acesso externo e a Farmácia Solidária

teste
Divulgação
Por Da Redação regiao@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

A Farmácia Básica Municipal de Jacutinga foi inaugurada, na última sexta-feira (17). Ela fica localizada ao lado da unidade básica de saúde (UBS) e vai atender a população de forma externa, na lateral do prédio da UBS, na rua João Tortelli. Participaram da inauguração o deputado federal, Carlos Gomes; a deputada estadual, Fran Somensi; o prefeito de Jacutinga, Beto Bordin; vice-prefeito, Ricardo Menegaz; a secretária de Saúde, Valdirene Foletto; e também vereadores, secretários municipais, servidores, autoridades locais e o público em geral.

Já a Farmácia Solidária é uma iniciativa sem fins lucrativos que estimula o espírito de generosidade entre as pessoas, por meio da entrega de medicamentos gratuitamente. Todos os medicamentos disponibilizados na Farmácia Solidária são obtidos por meio de doações, da comunidade, médicos, indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos, etc. Além de ajudar, a medida evita o descarte irregular desses medicamentos e na diminuição de resíduos. Para dar um fim a remédios que ficam esquecidos dentro das casas, voluntários criaram farmácias que ajudam a destinar estes medicamentos, que não são mais usados e ainda dentro da validade, para pessoas que precisam e às vezes não têm condições de comprar.

As pessoas interessadas em realizar sua doação de medicamentos podem dirigir-se a UBS, ou entrar em contato pelo telefone (54)3368-1146 ou (54)3368-1323.

A secretária de Saúde, Valdirene Foletto, destacou os tempos difíceis e delicados vividos por todos, bem como o papel fundamental da Secretaria de Saúde nesta questão. Disse, também, que maximizar o aproveitamento dos recursos pode fazer a diferença no atendimento à população. Desta forma, Jacutinga, a partir de agora, dá um passo largo rumo ao avanço em especial, para a saúde dos jacutinguenses. A secretária também agradeceu o deputado federal, Carlos Gomes, e a deputada, Fran Somensi, pelos recursos destinados ao município, e também agradeceu a primeira-dama, Cleunice Bordin, e a esposa do vice-prefeito, Suelen Menegaz, por terem apresentado esta ideia ao município.

O vice-prefeito, Ricardo Menegaz, ressaltou a importância desta iniciativa e a responsabilidade da administração municipal em garantir mais medicamentos e, desta forma, atender um número maior de pessoas. Ricardo agradeceu também aos deputados, Carlos Gomes e Fran Somensi, pelo apoio ao município, agradeceu a presença e a participação neste ato tão importante para o município.

O prefeito, Beto Bordin, disse que a Farmácia Solidária buscará evitar que medicamentos sejam desperdiçados, possibilitando aos pacientes doarem os remédios que não necessitem mais para seu tratamento. “Esta iniciativa possibilitará que qualquer pessoa que possua remédios, cuja necessidade não exista mais, possa encaminhá-los, por meio da UBS, diretamente a farmácia. Os medicamentos serão analisados, em especial as condições de armazenamento e validade. Verificada a segurança do consumo, ele estará disponível à população, e esta iniciativa pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, disse.

O prefeito disse, por fim, que o município conta com uma legislação quanto à Farmácia Solidária, e que esta é uma iniciativa dos vereadores, Binho Tortelli e Debora Nava Ogliari, e que o sentimento é de gratidão aos parlamentares, em especial, ao deputado federal, Carlos Gomes, e a deputada estadual, Fran Somensi, que se sensibilizaram com o projeto e apoiaram esta iniciativa.

A deputada Fran Somensi parabenizou o município pela conquista, o prefeito, vice e a secretária de Saúde pelo trabalho realizado nesta área no município. Ela ressaltou o papel da Farmácia Solidária, bem como seu projeto de lei, e se colocou à disposição do município para novas ações como esta.

O deputado Carlos Gomes parabenizou a população pelo novo espaço, a administração municipal pelo excelente trabalho realizado, não só na saúde dos munícipes, mas em todos os setores. Destacou também que é parceiro de Jacutinga e que seu gabinete está sempre de portas abertas para o prefeito Beto Bordin.

Ao final do ato inaugural, o prefeito Beto Bordin e sua comitiva, acompanharam os deputados numa visita ao Hospital São Judas Tadeu, onde foram recepcionados pelo presidente, Arno Rodhe, que apresentou a estrutura do hospital. Ele solicitou apoio para a casa de saúde, que está realizando melhorias e que pretende contar com especialidades médicas em breve.

Publicidade

Blog dos Colunistas