13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Ponte Preta: 90 anos da ponte que deu origem ao nome do município

“Deu nome ao município por uma característica, o alcatrão, que era utilizado na sua conservação”, afirma Departamento de Cultura

teste
Divulgação
Divulgação
Por Da Redação regiao@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Foi no mês de outubro de 1931 que a ponte que viria a dar nome ao município, a popular Ponte Preta, foi inaugurada. Lá se vão 90 anos deste acontecimento, que está repleto de sentimentos políticos, presente no início da década de 1930. O Departamento de Cultura de Ponte Preta fez um resgate histórico e conta mais sobre todo o contexto histórico da ponte.

Segundo o departamento, foi no ano de 1930 que se iniciou o movimento armado, que tinha como líderes Getúlio Vargas e o tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, tendo por objetivo a derrubada do governo de Washington Luís, para assim impedir a posse de Júlio Prestes, que havia sido eleito presidente da República em 1º de março.

O movimento obteve seu intento em 24 de outubro de 1930, e Getúlio Vargas se tornou presidente provisório em 3 de novembro deste mesmo ano. As alterações nas políticas econômicas e sociais, ocasionadas por este movimento, a nível nacional, o consideram como marco inicial da Segunda República no Brasil. E o ano seguinte, 1931, foi de comemorações pela vitória do movimento revolucionário.

“Certo, mas Ponte Preta se encaixa onde nesta história”, questiona. Segundo o Departamento de Cultura, em pesquisas realizadas no acervo documental do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, de Erechim, nas páginas do Jornal Diário de Notícias, foram encontradas duas notícias, que tratam da inauguração oficial da ponte sobre o Lageado Grande.

“Na nota sobre o município de Boa Vista do Erechim, município ao qual na época pertencia Lageado Grande, hoje Ponte Preta, suas breves linhas tratam da notícia sobre a inauguração da ponte. No mesmo jornal, no dia 05 de novembro, novamente a notícia sobre a inauguração da ponte sobre o Lageado Grande aparece”, resgata.

O Departamento de Cultura afirma que a inauguração da ponte que viria dar nome ao, hoje, município de Ponte Preta, está na memória dos moradores mais antigos, como uma ponte construída para ligar Lageado Grande a outras comunidades. “Esta ponte deu nome ao município por uma característica, o alcatrão, que era utilizado na sua conservação.  Mas esta ponte fora inaugurada sob o nome de Ponte 3 de Outubro. Uma provável homenagem aos intentos do movimento revolucionário de Getúlio Vargas, já que a mesma foi inaugurada em 25 de outubro de 1931”, comenta.

O fato é que, segundo o departamento, muitas autoridades estiveram presentes para a sua inauguração, demonstrando a importância que a obra representava para a época e, posteriormente, pela denominação do nome do município de Ponte Preta.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas