12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim 100 anos

Inclusão, equidade e qualidade em debate na Conferência Municipal de Educação

teste
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação de Erechim realizam durante está quinta-feira (28), a III Conferência Municipal de Educação na Câmara de Vereadores. De forma presencial, apenas integrantes do Fórum Municipal de Educação acompanham a atividade, cumprindo os protocolos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. Acompanhe a atividade ao vivo no canal do Youtube da TV Câmara Erechim.

 

A solenidade de abertura contou com o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flávio Tirello, a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Ana Oliveira, a secretária de Educação, Verenice Lipsch, a secretária adjunta de Educação, Carla Talgatti, a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliane Boneze e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Denise Aparecida Sponchiado.

 

“Todos que estão participando dessa conferência terão oportunidade de refletir e debater com responsabilidade e dedicação o tema que nos remete uma grandeza, que nos remete a grandeza de enxergar diferenças individuais não como problemas, mas como oportunidades para democratizar e enriquecer a aprendizagem”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Denise Aparecida Sponchiado.

A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliane Boneze ressaltou como relíquia o trabalho com a educação e o envolvimento também, das Escolas Estaduais que acompanham o evento de forma remota. “Nós que estávamos com saudades de nos reunirmos para debatermos educação, também pelo tempo pandêmico que vivemos, mas principalmente porque esse tema releva a vida de todas as pessoas que se envolvem numa sociedade que quer ser transformada”, pontua.

 

A secretária de Educação, Verenice Lipsch destacou a importância do momento para estar conectado com os debates educacionais em nível de país. “É uma oportunidade também, de olharmos para nossa realidade, quando vamos trazer a plenário as ações que são realizadas no Sistema Municipal de Ensino e também na Rede Estadual, em consonância com o tema que foi debatido nos diferentes segmentos educacionais do nosso município”, explica.

 

A Etapa Municipal da IV CONAE teve início às 7h30 e segue até o fim da tarde.

 

“Vejam o comprometimento, a responsabilidade que temos do debate que aqui está sendo proposto. De tamanha seriedade, e que a gente tenha essa visão ampla, porque ela vai se estender para todo país”, destacou a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Ana Oliveira.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, falou sobre os avanços e os desafios da educação. “A educação é a melhor maneira para diminuir diferenças sociais, econômicas e de oportunidades. Qualquer cidade que pensa em futuro, precisa ter como pilar central a educação”, finaliza.

 

A atividade desta manhã vai contar ainda com a participação remota da secretária Estadual de Educação, Profa. PhD. Raquel Figueiredo Alessandri e a tarde, da coordenadora Estadual da UNCME/RS, professora Fabiane Bitello Pedro. Além disso, a atividade também vai indicar os delegados representantes por segmentos para Conferência Estadual.

Publicidade

Blog dos Colunistas