22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Decoração: criativa, bela, econômica e em prol do bem-estar

Grupo teve como objetivo gastar pouco, reaproveitar materiais, criar enfeites com madeira sem deixar de sensibilizar envolver a comunidade de Cruzaltense para o espírito natalino

teste
Divulgação/PM Cruzaltense
Divulgação/PM Cruzaltense
Divulgação/PM Cruzaltense
Por Ígor Dalla Rosa Müller regiao@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação/PM Cruzaltense

Criativa, econômica, feita com amor e a parceria da comunidade. Assim, foi planejada e realizada a decoração de Natal de Cruzaltense. Um dos fatores para que tudo desse certo foi o fato da equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ser muito unida e integrada, formada por todas  secretarias e também pelo gabinete da primeira-dama, que colaborou muito para realização de todo o projeto, afirma secretária de Assistência Social, Rosângela Gomes Zanotto Loureiro da Silva. 

Em linhas gerais, explica Rosângela, o grupo que esteve à frente da organização do evento natalino se guiou por algumas diretrizes, como por exemplo, gastar pouco, montar uma decoração com baixo custo aos cofres públicos, mas que mesmo assim pudesse sensibilizar a comunidade, envolvendo-a no espírito natalino.

Outra diretriz foi pesquisar e reutilizar tudo que já existia no município, nas outras secretarias, e, também, confeccionar os enfeites com material reutilizável e natural, como por exemplo, galhos de árvores. “Pedimos para as outras secretarias o que elas tinham de decoração natalina e que poderia ser reaproveitado, e assim fomos colocando em prática e montando os enfeites, sempre dialogando com a equipe, e isso fazia com que surgisse novas ideias”, afirma.

Ela comenta que tudo foi construído e elaborado no CRAS. “Enquanto íamos fazendo alguns enfeites já apareciam novas ideias de outros objetos para serem confeccionados, e tudo foi sendo colocado em prática”, comenta. Rosângela cita como exemplo os diferentes tipos de Papais Noeis de madeira, feitos com galhos de árvores ou pedaços de tábuas.   

Segundo Rosângela, é importante ressaltar que a maneira adotada para fazer a decoração do município sempre priorizou economizar recursos públicos. “Compramos somente tintas, algumas luzinhas que faltaram, tecidos para fazer arranjos, topes, enfim, tudo foi feito aqui no município com baixo custo, as bolas feitas com cimento, bancos, todas as caixas de madeira também”, comenta.

A secretária afirma que a comunidade está amando a decoração, frequentando as praças até à noite, aproveitando com a família o projeto que ficou muito bonito. Na avaliação de Rosângela, a equipe conseguiu fazer toda decoração planejada do município reaproveitando materiais e tendo muita criatividade. 

Apresentação

A roupas das crianças que participam das oficinas do CRAS, que irão se apresentar nos dias 21, 22 e 23, também seguiu a mesma lógica da decoração natalina, todas foram confeccionadas pela equipe do CRAS. “Só compramos o tecido e o restante todo está sendo feito aqui”, observa.

“Esse é o espírito de Natal, que não significa gastar muito dinheiro público, mas união, dividir expectativas e comemorar mais uma etapa vencida, que é o que temos aqui na equipe do CRAS, fazer com muito carinho para a população de Cruzaltense, queremos que todos participem e se sintam bem e consigam passar um Natal bem”, comenta.

Feira

A Feira da Agricultura Familiar estará na praça central nas três noites de eventos. O comércio ficará aberto nos dias 21 e 22 até as 20h e dia 23 até as 18h. O embarque para passeio do trenó e frente à prefeitura.

Programação

21 de dezembro abertura das festividades natalinas

19h30 – desfile, cantigas, apresentação das crianças das oficinas do CRAS e passeio com trenó do Papai Noel

22 – dezembro

19h30 – desfile, apresentação dos adolescentes do jazz e passeio com trenó

23 – dezembro – chegada do Papai Noel

19h30 – desfile natalino, apresentação do ballet, sorteio do programa Natal Premiado do comércio, entrega de brinquedos das crianças de 0 a 12 anos, participação das entidades do município.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas