14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Esportes

Nova equipe começa ser preparada

O mês de janeiro será intenso para o Canarinho, que vai utilizar a pré-temporada para dar cara ao time

teste
Grupo fará o primeiro amistoso no sábado (08), contra o Azuriz, no Paraná
Por Redação
Foto Divulgação / Ypiranga

Com uma nova comissão técnica, reformulação no departamento de futebol e a maioria dos jogadores desembarcando pela primeira vez em Erechim, o Ypiranga começou um processo de modificação na equipe. Sob o comando do treinador Luizinho Vieira, os atletas iniciaram a pré-temporada, visando o Gauchão, que começa no final deste mês.

Diante da alteração no modelo de jogo, os atletas tem a missão de se adequar a metodologia do novo treinador.

As chegadas do treinador Luizinho Vieira, do auxiliar Alexandre Cizeski e do preparador físico, César Augusto Carreira da Veiga, o Polaco, definiram uma mudança de rumo na equipe. Segundo o novo executivo de futebol, Fárnei Coelho da Conceição, “há uma grande diferença entre Luizinho e seu antecessor. O ambiente no dia a dia é excepcional e ele leva isso para o vestiário. A torcida pode ficar tranquila que vai ver um bom time. Haverá mais trabalho no início da temporada, até encaixarmos o esquema tático por causa da ruptura, mas tenho certeza de que com um pouco de paciência, o Luizinho vai conseguir engrenar e jogar conforme ele espera dentro de campo”, ressaltou Fárnei.

 

Jogadores

Com a saída de jogadores importantes, o departamento de futebol teve que redefinir o plantel de forma rápida, mas cautelosa, na tentativa de errar o menos possível. Para Fárnei, “a montagem do plantel foi o primeiro grande desafio. Tivemos uma grande reformulação. Junto com o Luizinho, sua comissão e a direção, conseguimos colocar rapidamente o time para treinar. Quando fui contratado, deixaram muito claro que o primeiro objetivo era fazer um belo Campeonato Gaúcho e posteriormente, subir para a Série B”, disse o executivo.

 

Experiência e juventude

“Estamos muito felizes com o grupo, a comunidade de Erechim e o clube dão possibilidades e estrutura. Eles passam essa tranquilidade para os demais. Tivemos dificuldade para fechar negócio com o primeiro jogador, do Tombense, depois que ele veio, o processo com os outros foi natural. Temos nomes que tiveram a experiência do acesso à Série B e muitos jovens chegaram querendo contribuir. Agora, é questão de encaixe. O Luizinho deve estar com a cabeça fervendo porque o elenco é muito parelho”, comentou.

 

Time titular

Antes do início das competições, o clube fará amistosos. O primeiro será no sábado (8), quando o Canarinho viaja até Pato Branco-PR, para enfrentar o Azuriz FC. Na próxima quarta-feira (12), recebe o Concórdia, em Erechim, e no dia 15, a Chapecoense, em Chapecó. O executivo destacou que estas serão oportunidades para realizar ajustes antes do Gauchão e que “a estrutura da equipe sem dúvida alguma estará pronta”.

“No último treino já mudaram duas peças do time titular. O treinador ainda está na fase de teste para ver quem combina melhor. O mês de dezembro teve maior ênfase na parte física e técnica. Nesta semana, foi que realmente os conceitos táticos começaram a ser desenvolvidos. Estamos encantados e vamos usar os amistosos para consolidar um time titular e, a partir disso, ter um padrão tático. Vamos sofrer um pouco contra o Azuriz, mas estaremos lapidando. A qualidade dos jogadores, que é o principal, nós já conseguimos ver”, manifestou.

 

Rebaixamento

Ainda que a realidade possa prever tribulações, o clube tem confiança de que entrará em 2022 buscando grandes objetivos. O executivo expressou que a primeira meta é alcançar boa colocação no Estadual. “Não podemos fugir da responsabilidade, a direção deixou claro o desejo de que consigamos chegar à semifinal do Gauchão. Sabemos que embora possamos ter alguma dificuldade, há boas condições de trabalho e estamos felizes com o que vem sendo feito. Apenas pensar em não cair é muito pouco. Será preciso sonhar alto, para podermos construir isso no dia a dia.Precisaremos do apoio e paciência da torcida nesses primeiros jogos, compreendemos a importância do resultado para consolidar essa nova ideia de jogo. Vamos brigar por coisas grandes nas competições”, falou Fárnei.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas