25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Família Agranionik esteve com o prefeito de Quatro Irmãos

Os Agranionik chegaram no Brasil em 1912, seguindo o caminho aberto pela ICA (JCI), Jewish Colonization Associação, instituição filantrópica criada pelo Barão Hirsch, em 1891

teste
Divulgação/PM Quatro Irmãos
Por Assessoria de Comunicação regiao@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação / Prefeitura de Quatro Irmãos

O prefeito Giovan Poganski recebeu na última segunda-feira (7), a visita do empresário rural Maurício Agranionik, e filho Hercio e os netos, que representam a quarta geração do imigrante Abram Agranionik, agricultor e criador de gado no século 19, na Rússia.

Instalações

Desde 1913 estão em Quatro Irmãos, instalados na mesma gleba de terra adquirida na época que chegaram, hoje base ampliada para mais de dois mil e 500 hectares e referência de uma renomada empresa do agronegócio, produtora de sementes e historicamente mesma atividade que os pioneiros ancestrais desempenhavam no Leste da Europa.

Exposição internacional

Os Agranionik estiveram entre os destaques da exposição internacional que marcou a criação da Secretaria Estadual da Agricultura e o Centenário da Revolução Farroupilha; evento realizado em Porto Alegre. Maurício Leão Agranionik é neto de Abram, filho de Jacob e Rosa Melnik– com mais dois irmãos: Samuel e Guilhermina. Casado com a Sra. Helena, Maurício é pai de um casal de filhos.

Comunidade judaica

Ele é o líder natural da comunidade judaica que tem o município de Erechim como base econômica, social e religiosa de parte dos descendentes dos imigrantes que permaneceram na região onde se instalaram entre os anos de 1913 e 1927.

Emancipação

Enquanto distrito até 1996, quando se emancipou, Quatro Irmãos pertenceu ao território de Erechim. (Fonte: Livro “A Promessa Cumprida” – da escritora Martha Pargendler Faermann, nascida em Quatro Irmãos em 20 de julho de 1922 -; Livro “Memórias de Quatro Irmãos” de Samuel Chwartzman, nascido em Quatro Irmãos em 20 de julho de 1914).

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas