25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Confraternização e integração marcam os Jogos Rurais 2022 de Quatro Irmãos

teste
IMG_2590.JPG
ER Jogos Rurais de Quatro Irmaos 19 02 2558.JPG
IMG_2526.JPG
IMG_2550.JPG
IMG_2567.JPG
IMG_2593.JPG
Por Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Foto Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Os Jogos Rurais 2022 de Quatro Irmãos foram marcados pelo reencontro de famílias de nove comunidades, lideranças e a corte do município, em um dia festivo e de confraternização, sendo o primeiro evento presencial deste período de pandemia. Promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, sediado na comunidade de Santa Bárbara, no sábado (19/02), reuniu crianças, jovens, adultos e idosos. A atividade foi aberta pelo prefeito Giovan Poganski, primeira-dama Cristiane Nava, o presidente do Poder Legislativo, Sedenir Berté, o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, o presidente da Comunidade Santa Bárbara, Dulcimar Marchetto, e o extensionista do Escritório Municipal de Quatro Irmãos, Dibartolomei Zorzanello.

As lideranças agradeceram à comunidade Santa Bárbara por sediar o evento, a comissão organizadora e a todos que se envolveram na realização do evento. O prefeito destacou o trabalho da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, do seu secretariado, da secretaria municipal da Saúde, das comunidades e da comunidade Santa Bárbara pela dedicação e organização no evento, bem como a comissão organizadora e demais envolvidos na organização e desenvolvimento dos jogos rurais. Também citou alguns investimentos no interior do município como a instalação da fibra óptica e adiantou que em 2022 será implantado o sistema de vídeo monitoramento. O presidente do Legislativo, Sedenir Berté, também cumprimentou todas as comunidades, comissão organizadora e a todos que se empenharam na programação. “Precisamos desta convivência, da essência da família”, enfatizou.

Tonello agradeceu ao prefeito, a primeira-dama, a corte e a todos que se dedicaram na organização e preparação para o evento e a comunidade que sediou a atividade. Destacou a importância dos jogos rurais na integração das famílias e das comunidades rurais e parabenizou o município por se destacar no cenário regional. “Estamos aqui hoje num dia festivo também para amenizar as dificuldades com a estiagem. Os jogos rurais são uma característica da Emater para promover a integração das famílias”.

Os jogos rurais envolveram 27 modalidades esportivas nas categorias masculino e feminino. Ao meio-dia todos participaram de um almoço de confraternização. Dentre as competições foram disputadas bocha para casais, bocha trio, corrida do saco, atletismo, arremesso de milho, serrar madeira, chute ao pneu, cobrança de pênalti, chinquilho, triset, corrida do carinho de mão, dentre muitas outras.

Os Jogos Rurais têm como objetivo proporcionar ao público participante momentos de lazer, recreação, integração e confraternização entre as famílias rurais, através da valorização do esporte e da cultura local, buscando uma melhor qualidade de vida e convívio entre pessoas de diferentes faixas etárias, resgatando a autoestima, a cidadania no meio rural e a inclusão social. Também busca incentivar as ações de lazer e esportivas no meio rural, integração entre as comunidades rurais, envolver as comunidades em uma postura participativa e integrada, resgatar as relações de convívio entre jovens, crianças, adultos e idosos, incentivar a solidariedade e o lazer através do esporte. O evento seguiu os protocolos sanitários de combate a Covid 19.

Resultados

A comunidade Polígono D Redentor foi a grande campeã dos Jogos Rurais de Quatro Irmãos 2022, levando o troféu de 1º lugar. O segundo lugar foi conquistado pela comunidade São João Batista e o 3º lugar pela comunidade Farroupilha, ambas também receberam troféus. Os classificados em 1º lugar de cada modalidade receberam medalhas. 

A equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, integrada por Dibartolomei Zorzanello, Graziela Vanzo e Elenice Regina Poletto fizeram parte da Comissão Organizadora dos Jogos Rurais. Zorzanello agradeceu aos demais integrantes da comissão, Prefeitura e demais parceiros, às comunidades e destacou a importância desta integração das famílias e comunidades rurais.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas