25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Esportes

Ralis sul-americano, brasileiro e gaúcho se encontram em Erechim

teste
Na noite desta quinta-feira aconteceu a largada promocional
Por Ascom
Foto Leandro Zanotto

 

Começa nesta sexta-feira (20), a 24ª edição do Erechim Rally Brasil, um dos maiores, mais importantes e longevos ralis de velocidade do Brasil.

Com grid superior a 45 carros, a prova também se consolida no cenário Sul-americano e em 2022, recebe o maior grid de competidores estrangeiros entre as etapas já realizadas do certame internacional.

A programação desta sexta-feira inclui o treino livre (shakedown), pela parte da manhã, e um dos momentos marcantes do evento, o super prime noturno, a partir das 18h30, no Parque da Accie. Nos super primes, o acesso se dará pela doação de um quilo de alimento não perecível.

A corrida seguirá com mais 11 especiais ao longo do final de semana, no sábado e domingo, dias 21 e 22. No grid estarão os principais líderes dos três campeonatos em disputa nesta etapa: Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho. São competidores de pelo menos seis estados do Brasil e quatro países da América do Sul.

Parte da prova acontecerá em trechos conhecidos, mas ganha algumas especiais novas, todas em volta da cidade de Erechim, passando também por Barão de Cotegipe, no lado norte. “Os competidores vão encontrar trechos bastantes interessantes, algumas novidades, uma especial que acredito será uma das mais, senão, a mais rápida da história do evento”, comenta o coordenador de Especiais, Cassando Maloz.

 

Largada promocional

Na noite de hoje (19), mesmo com o frio, um bom público acompanhou a largada promocional. O evento marcou a abertura do Rally Erechim e voltou a acontecer em frente a dois prédios históricos do município, Castelinho e Centro Administrativo da prefeitura.

 

“Um rally espetacular”

O maior campeão da prova brasileira, Gustavo Saba, do Paraguai, garantiu presença em 2022. “Um rally espetacular, uma grande festa, é um prazer sempre voltar, grande público. Muito feliz por estar aqui, já venci algumas vezes e vamos novamente tentar fazer uma boa prova”, disse ao chegar.

 

“É diferente”

A mística que envolve esta etapa, prevê que todos queiram “fazer bonito”. “É diferente, uma atmosfera incrível, uma prova diferente e que todos se preparam muito para este momento”, comenta o piloto do Rio Grande do Sul, Luciano Cassol.

 

Um quilo de alimento

E assim, vai se desenhando o Rally Erechim 2022, que prevê uma grande participação de público nos trechos. Nos super primes, o acesso se dá pela doação de um quilo de alimento não perecível.

 

Fora das pistas

Fora das pistas, o Rally ganha importância com a compensação de Gás Carbônico, zerando suas emissões, e por iniciativas como o Rally na Escola, que ganha relevância ao difundir o esporte e o evento entre crianças e jovens. “É emocionante poder sentir que eles realmente gostam do nosso evento e do nosso esporte”, completa Rafael Karpinski, que é competidor e foi voluntário na organização da ação deste ano.

 

Maiores Campeões - Pilotos

5 Vitórias - Gustavo Saba (Paraguai)

4 Vitórias - Diego Dominguez (Paraguai)

3 Vitórias - Ulysses Bertholdo (Brasil)

2 Vitórias - Roberto Sanchez (Argentina) - Milton Pagliosa (Brasil)

1 Vitória - Paulo Lemos (Brasil), Mauricio Neves (Brasil), Carlos Malarczuk (Argentina), Édio Fuchter (Brasil), Ramon Ferreyros (Peru), Juliano Sartori (Brasil), Victor Galeano (Paraguai), Raul Martinez (Argentina), Marcos Ligato (Argentina)

 

Maiores Vencedores - Países

10x - Paraguai

8x - Brasil

4x - Argentina

1x – Peru

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas