25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Mariano Moro completou 56 anos neste domingo

Os gestores Irineu Fantin e Valdecir Mariano Pinto destacaram os trabalhos e conquistas do município

teste
Comprometimento e união social marcam a história da comunidade marianense
Para o prefeito e vice-prefeito, a população é quem aponta a direção a seguir
Por Vicente Giesel Hollas regiao@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Na região do Alto Uruguai gaúcho, o município de Mariano Moro festeja o encerramento de mais um ciclo neste final de semana. No domingo, 22, os habitantes da cidade celebram o aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa. Mais de cinco décadas de investimentos e união social escreveram a história de um povo comprometido com o crescimento e progresso em todos os setores.

De acordo com o atual prefeito, Irineu Fantin, o município avançou ao longo dos anos por meio da busca constante pela melhoria da qualidade de vida da população. “Os caminhos trilhados por Mariano Moro, ao longo destes 56 anos, foram de muito trabalho árduo de um povo ordeiro, trabalhador e alegre, que buscou sempre a qualidade de vida para os seus moradores. Todos os gestores que aqui passaram sempre buscaram oferecer aos nossos munícipes uma cidade agradável para se viver”, reiterou Fantin.

Com relação aos trabalhos da atual gestão, o gestor salientou a importância do estabelecimento de metas claras e objetivas, que estivessem de acordo com as aspirações da população local. “Acredito que nosso município avançou muito quando teve uma correta aplicação dos recursos públicos, de maneira racional e planejada e com foco na agricultura, que é a principal fonte de tais recursos”, pontuou o líder do Executivo.

Saúde e Educação

O prefeito ainda destaca que, além do setor agrícola, a administração municipal também tratou como prioridade o trabalho desenvolvido pelas Secretarias da Saúde e Educação. Em relação a primeira pasta, o gestor comentou sobre diversos investimentos realizados pelo município para melhor atender à comunidade. “A população conta com altos investimentos em saúde, que vão desde um simples remédio, profissionais alta­mente capacitados, uma nova unidade de saúde totalmente equipada, uma unidade de Pronto Atendimento de Urgência (Padu) totalmente remodelada — que trará um aten­dimento de melhor qualidade para todos — e toda a frota municipal de veículos em perfeitas condições, que também possibilitam o transporte para centros de referência em saúde, com uma ambulância e uma UTI móvel”, salientou.

Já na Educação, o município preza pela realização de capacitações que proporcionam a formação permanente dos professores. Além disso, segundo Fantin, as ofertas de merenda escolar, serviço de transporte novo e seguro e material pedagógico de qualidade estão à disposição dos estudantes.

Infraestrutura e Assistência Social

Em relação aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Obras, o prefeito destaca que a malha viária do município conta com a realização constante de serviços de manutenção. De acordo com ele, serviços de ‘patrolamento’, bueiros e outros trabalhos são desenvolvidos, com o objetivo de facilitar o transporte da produção agrícola e o tráfego de veículos pela área rural.

Quanto aos projetos em andamento, o chefe da administração municipal falou sobre a continuidade de alguns trabalhos que visam melhorar os espaços de lazer.  “Nossa meta é dar continuidade às obras de revitalização do Campo Municipal e do Clube Alto Uruguai. No campo, queremos fazer o cercamento, construção de novos vestiários e arquibancadas. Já no clube, a ideia é tornar o local adequado para práticas esportivas e de lazer”, reiterou o prefeito, que também destacou o projeto de revitalização da Praça do Bairro Bom Retiro e a finalização do asfalto até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Já na área sob responsabilidade da Assistência Social, Fantin frisa que os trabalhos são desenvolvidos por profissionais competentes que atendem todas as faixas etárias, com uma atenção especial às crianças e idosos, que contam com a oportunidade de participar de cursos e oficinas específicas.

Agricultura

O vice-prefeito de Mariano Moro, Valdecir Mariano Pinto, falou sobre o compromisso da prefeitura em apoiar os agricultores locais. “A administração municipal, conhecendo a importância do meio rural no desenvolvimento socioeconômico de Mariano Moro, busca auxiliar e incentivar o setor agrícola. As aquisições e melhorias na patrulha agrícola, os programas destinados à agropecuária, a assistência técnica dos profissionais capacitados, bem como o incentivo às agroindústrias familiares são algumas das ações direcionadas aos produtores rurais”, destacou Valdecir.

Participação popular

Para o vice-prefeito, o envolvimento da comunidade nos projetos e trabalhos desenvolvidos pelo município é fundamental, pois, em sua visão, são os cidadãos que orientam o caminho ideal. “A importância de o poder público de um município andar "de mãos dadas" com a população é que é ela nos aponta qual é a melhor direção a seguir. Com a premissa que “a voz do povo é a voz de Deus” entendemos que, se ouvirmos nosso povo, teremos a certeza de que estamos no caminho certo”, finalizou.

Evolução constante

Por fim, o prefeito Irineu Fantin disse que, com o passar dos anos, a população do município evoluiu de patamar e está no melhor caminho para continuar progredindo. “Em 56 anos, avançamos muito. Dificuldades exis­tem, entraves também, mas quando se trabalha com amor pelo lugar que nos viu nascer, aos poucos se chega ao objetivo. E este é muito claro: tor­nar a vida dos marianenses melhor, esta é a função do Poder Público e ela vem sendo cumprida com determina­ção pela Administração de Mariano Moro”, finalizou Fantin.

Publicidade

Blog dos Colunistas