25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

"Compromisso de olhar o futuro”, após 63 anos de história

Machadinho celebra seu aniversário de emancipação político-administrativa neste sábado

teste
O município é um dos grandes destinos turísticos da região
Os gestores destacaram os avanços da comunidade local
Por Vicente Giesel Hollas regiao@jornalbomdia.com.br
Foto Prefeitura de Machadinho/Divulgação

Há pouco mais de seis décadas, no dia 28 de maio de 1959, o então distrito de Machadinho, que até aquele momento pertencia ao município de Lagoa Vermelha, conquistou a tão sonhada independência política e administrativa. Localizado em território que pertence à região Nordeste do RS, Machadinho possui, hoje, uma população de aproximadamente 5,4 mil habitantes, distribuídos em uma área de cerca de 335 km². Conhecido por ser um município focado no turismo e eco-turismo, a localidade conta com diversas atrações para o público visitante, como as ‘Thermas de Machadinho’, a ‘Festchêmate’ (Festa do Mate) e trilhas que levam até as belas cascatas locais.

Origem do nome

A comunidade machadinhense foi formada, sobretudo, por imigrantes da etnia italiana, que começaram a chegar à região ainda no século XIX, no ano de 1893. Conforme conta a história, algumas legiões de combatentes comandados pelo capitão Gomercindo Saraiva estavam transpondo o Rio Uruguai e decidiram se abrigar no solo machadinhense. A partir de então, com o caminho aberto por Saraiva e suas tropas, chegaram ao local os primeiros moradores — entre eles, Manoel Machado de Campos, em 1901 — personalidade que posteriormente deu origem ao nome que o município carrega atualmente.

“Lugar próspero e evolutivo”

Hoje, o Poder Executivo de Machadinho é liderado pelo prefeito Alcir Grison e pelo vice-prefeito Dorival de Lima Vilarino, que destacaram os principais avanços da comunidade local após os 63 anos desde a emancipação político-administrativa e também no período em que estão a frente da administração municipal. 

O prefeito destaca que, com o passar dos anos, a comunidade local pode constatar um grande crescimento e desenvolvimento cultural, social e econômico. “O município de Machadinho tem por característica a presença marcante da agricultura, o fortalecimento da pecuária na produção de gado de corte e bacia leiteira, a modernização das agroindústrias, o incentivo ao setor industrial e ao comércio local e a expressiva vocação turística”, reiterou Grison.

Segundo ele, a dedicação e trabalho do povo machadinhense guiaram o progresso da comunidade. “Conhecemos tantas lutas que fizeram desta terra um lugar próspero e evolutivo. Avançamos e continuaremos avançando com o compromisso de olhar o futuro com grandes oportunidades para que nosso crescimento tenha ainda mais progresso e nossas futuras gerações tenham em Machadinho o melhor lugar de se viver”, finalizou.

Projetos e investimentos

Quanto às obras a serem desenvolvidas e os serviços que em breve estarão à disposição da comunidade, Grison destacou a implementação da ciclovia que ligará o centro da cidade ao balneário de águas termais, que deve ser concluída em breve. Além disso, o gestor comentou sobre a revitalização de um dos principais acessos de entrada da cidade, que irá receber melhorias no pavimento asfáltico e a construção de passeios, projetos de paisagismos e embelezamento. O prefeito também destacou o desenvolvimento de trabalhos de pavimentação em todas as vias urbanas, a implementação de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e a finalização da construção de um lago no espaço das ‘Thermas Machadinho’. 

Na área da saúde, Grison frisa que o Pronto Atendimento de Urgência (PADU) está passando por adequações para melhor atender a população e contará com nova estrutura física em breve. Já no setor de obras, o líder do Executivo falou que a ampliação do parque de máquinas do município irá permitir mais investimentos na área e, também, a melhor execução dos serviços. O gestor ainda disse que a preocupação com os “cartões de visita” de Machadinho também é constante. “Não menos importante, temos o propósito de manter a característica de promover grandes eventos, executar projetos de decoração em datas comemorativas e trabalhar pela divulgação de nosso município”, concluiu.

Agricultura

Segundo o vice-prefeito Vilarino, assim como em todos os municípios de nossa região, a agricultura desempenha um papel muito importante no desenvolvimento econômico de Machadinho. De acordo com ele, o município busca desenvolver ações para auxiliar os produtores e valorizar a categoria. “Estamos dando continuidade em políticas públicas que incentivem a agricultura, como programas de auxílio a piscicultura, incentivo ao setor ervateiro, fomento na produção de gado de corte e pecuária, consumo de produtos destinados a merenda escolar provenientes de associações e pequenos agricultores, incentivo a agroindústrias e serviços de horas máquina nas propriedades”, destacou o vice-prefeito.

Desenvolvimento

Sobre o desenvolvimento da comunidade local, o vice-prefeito destacou o compromisso da atual gestão para melhor atender os munícipes e cumprir com o projeto de governo. “O Poder Público tem em suas mãos a oportunidade de fazer mais e melhor pelo nosso povo, permitindo assim uma melhor qualidade de vida à comunidade machadinhense”, finalizou.

Festividades 

Para a celebração de aniversário do município, o prefeito Alcir Grison comemorou que as festividades puderam ser retomadas após o período crítico da pandemia. “Felizmente estamos retomando nossas programações festivas e neste ano já tivemos a oportunidade de realizar encontros que envolveram diferentes setores de nossa comunidade. Um dos destaques foi a realização da 28ª Feira de Gado, com comercialização de animais e oportunidade de negócios”, afirmou Grison, que ainda destacou a realização de competições esportivas e eventos musicais. 

Por fim, após o baile do município, com a apresentação das soberanas, na noite de ontem, 27, o prefeito convidou toda a comunidade para participar do fechamento das celebrações, com o corte e distribuição do bolo de aniversário de Machadinho, a ser realizado neste sábado, 28, na Rua Coberta. O evento também irá contar com brinquedos infláveis para as crianças, apresentações culturais e mateada.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas