25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Em festa dos padroeiros, Paróquia Católica de Viadutos vive ordenação de Diácono Permanente

teste
DSC07971.JPG
Por Assessoria
Foto Divulgação

Na festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus e do co-padroeiro Santo Antonio, neste domingo, solenidade da Santíssima Trindade, Dom Adimir Antonio Mazali ordenou Diácono Permanente da Paróquia Católica de Viadutos o ministro Leitor e Acólito e catequista Almir Antonio Piovesan, em missa concelebrada por três padres da Diocese e dois freis franciscanos (Frei Délcio Lazaretti, primo, de Concórdia e Frei Marcelo Romani, amigo da família, de Lajes, SC), tendo o Pe. Lucas Stein de cerimoniário, com a participação de 6 diáconos permanentes, expressivo número ministros e ministras, familiares e amigos do novo diácono, entre os quais a esposa, seus 4 filhos, a mãe, Maria de Lourdes, a completar 85 anos em novembro e a tia e madrinha de batismo, Dileta Bellé, chegando aos 90 anos em setembro próximo.

Dirigindo-se aos participantes da celebração, Dom Adimir agradeceu à participação da família na resposta do novo diácono ao chamado de Deus para o ministério ordenado, especialmente da esposa, pois sem seu consentimento não haveria a ordenação dele. Destacou a importância da vocação ao matrimônio, berço de todas as vocações. Ressaltou a solenidade da Santíssima Trindade, na qual se fundamenta a vida comunitária, a unidade na diversidade. A primeira leitura do dia realça a sabedoria divina. Quanto mais descobrimos as maravilhas da criação, mais percebemos a sabedoria de Deus Criador. O Evangelho o projeto de Cristo deixado aos apóstolos e o Espírito Santo que conduz à plena verdade. Referiu-se ao lema do ordenando, eis que estou no meio de vós como aquele que serve. A partir da segunda leitura, a vida das primeiras comunidades e a escolha dos primeiros 7 diáconos, refletiu sobre aspectos históricos e a natureza do diaconato, dos quais derivam as condições para alguém ser ordenado e suas atribuições e compromissos.

Manifestações no final da celebração

- Pe. Waldemar Zapelini, Pároco. Saudou diversas pessoas presentes ou representadas e aos que acompanhavam a celebração pela rádio comunitária e pelas redes sociais. Exortou a todos à perseverança, especialmente ao novo Diácono, observando que, como dissera o Bispo, é o sétimo do grupo que fez o curso da Escola Diaconal e sete é o número da perfeição. No caso, plenitude da graça, bondade e amor de Deus para a Paróquia. Garantiu especial acolhida ao novo Diácono, destacando diversas virtudes suas e serviços prestados na comunidade.

- Diácono Fabrício Ferrari, da Paróquia São Pedro de Erechim, em nome dos Diáconos Permanentes. Saudou ao ordenado e lhe desejou continuar simples e dedicado como sempre foi e que possa realizar o que lhe for solicitado

- Odete Ângela Ortigara Socol, pela comunidade. Afirmou que a Paróquia estava sendo agraciada com a primeira ordenação diaconal, por isso, era dia de graça e de festa. Destacou a permanente e dedicada atuação dele na comunidade. Agradeceu à família por sua participação na preparação do Almir para a ordenação. Agradeceu ao Pe. Waldemar por sua presença e atuação na Paróquia, incentivo e apoio ao novo Diácono. Expressou agradecimento também aos visitantes, aos Meios de Comunicação e desejou que surjam novas vocações na Paróquia. Convidou diversas pessoas representantes de grupos diversos a entregar brindes ao Ordenado.

- Almir. Iniciou sua mensagem com louvor à Santíssima Trindade. Manifestou gratidão ao Pároco, ao Bispo, aos Padres, Diáconos, lideranças paroquiais, autoridades, a grupos diversos, professores e servidores da Escola na qual atuou, à família e a outras pessoas. Disse que a razão de seu lema, “estou no meio de vós como quem serve”, está na atitude de Cristo, que se fez servo do Pai e dos irmãos e irmãs. Manifestou sua disposição de servir com generosidade, pois quando todos servem, a Igreja cresce e o Reino de Deus acontece. Será a resposta à graça do Batismo.

Concluída a celebração, foi assinada a ata da ordenação e houve almoço festivo no salão paroquial. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas