25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Tempo: depois da chuva, o frio

O ingresso de uma massa de ar frio de origem polar no Sul do país, traz novamente a queda das temperaturas

teste
Frio intenso marcará o fim de semana no Alto Uruguai Gaúcho pelo menos até segunda-feira
Por Taiane do Carmo
Foto Rodrigo Finardi

O ingresso de uma nova massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do país, vai trazer novamente a queda acentuada das temperaturas no Alto Uruguai Gaúcho. Conforme as previsões meteorológicas, as mínimas ficarão entre 0° a 4°C na maioria das cidades e há possibilidade de ter geada ao amanhecer, principalmente nas baixadas e nos vales.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, esse fenômeno climático, não será tão intenso, se for comparado ao último ar polar que atingiu a região e trouxe mínimas negativas entre -1° e - 4°C. “Esta é uma massa de ar frio bem mais fraca em relação a outra, não possui tanta abrangência e sustentação nos níveis médios da atmosfera, mas não tira sua característica principal que é o frio intenso em praticamente todas as cidades”, afirma.

Previsão do tempo

A previsão para este fim de semana, conforme a Clima Tempo, é de que o tempo fique firme, sem ocorrência de chuva e seja aproveitável para as atividades do campo e os afazeres domésticos. “O sol predomina, tanto no sábado quanto no domingo em todas as regiões, com exceção de algumas áreas do estado do Paraná, que ainda pode ter chuva fraca e isolada no domingo. Faz frio durante todo o fim de semana, com mínimas próximas de zero grau no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nas demais áreas, o frio é menos intenso, mas no topo da Serra, ainda pode ter registro de mínimas negativas, os termômetros poderão registrar até -6°C, com geada isolada”, explica Scheuer.

Na próxima semana, conforme o especialista, a massa de ar frio ‘perde’ sua força e se transforma em uma massa de ar seco. Por este motivo, as temperaturas ficarão mais elevadas nos próximos dias na casa dos 24°, 25°C as máximas e 10°, 12° as mínimas com o predomínio do sol e pouca variação de nuvens a partir da quarta-feira (22).

Inverno mais intenso

Mesmo com a pausa no frio na próxima semana, a estação do inverno como um todo, que inicia na terça-feira (21) será muito mais fria neste ano em comparação com as anteriores. Um dos principais fatores climáticos é a atuação da La Niña que está alterando as condições climáticas em diferentes lugares do globo. No Brasil, seu efeito é o aumento das chuvas na região Nordeste e o favorecimento do frio intenso no Sul.

Uma das pesquisas apontam, que o trimestre do outono teve a La Niña mais intensa desde 1950, conforme dados publicados pela Administração Nacional de Oceano e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos. Em uma situação incomum, o fenômeno ganhou força durante a estação ao invés de enfraquecer ou até desaparecer, como normalmente ocorre, o mês de junho iniciou com essa atuação muito mais forte.

Outros fenômenos

Segundo a MetSul Meteorologia, o núcleo de ar polar atua sobre o território gaúcho com marcas negativas em diferentes municípios, o que deve acontecer também no Planalto Sul catarinense. Na metade sul do estado, por exemplo, as temperaturas ficarão entre -2° a -4°C em áreas da Campanha, Serra, Sudeste e a partir do Oeste com formação de geada ampla.

Em contrapartida, as temperaturas poderão ter uma maior elevação na parte da tarde, aliviando a sensação de frio intenso no começo da manhã. A previsão é de que a máxima oscile ao redor dos 20°C na maioria das cidades.

Publicidade

Blog dos Colunistas