25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Abrigo Cidadão: acolhimento temporário é aliado em dias frios

teste
O Abrigo Cidadão está localizado na Rua Andradas, 157 – Centro
Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação

Em um período de baixas temperaturas, nada melhor que um espaço aconchegante e quentinho para permanecer com mais qualidade de vida. No entanto, ao considerar que essa realidade não é igual para todos e com o propósito de ampliar as oportunidades de acolhimento e cuidado, o município de Erechim conta com a estrutura do Abrigo Cidadão, o qual se torna um aliado, especialmente para enfrentar o inverno.

No local são disponibilizadas em torno de 35 vagas, com duas alas: feminina e masculina, para receber os moradores que encontram-se em situação de vulnerabilidade social ou desabrigo por abandono. O governo municipal também mantém convênio com um hotel, caso haja necessidade de mais vagas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes,  em média, 20 a 30 moradores fazem uso da estrutura oferecida pelo município. “Temos roupas, cobertas, comida e tudo o que eles precisam naquele momento. Eles também podem tomar banho no local”, relata Clarice ao mencionar que é gratificante ajudar quem mais precisa de um espaço temporário, sempre com respeito e carinho.

Vale destacar que os erechinenses têm acesso até às 22h e os interessados em ocupar o local e que vem de outras cidades, não tem horário definido. Eles não podem estar sob efeito de álcool ou outras drogas.

O Abrigo conta, ainda, com uma equipe capacitada, formada por um coordenador, uma assistente social, uma pedagoga, quatro monitores, quatro vigilantes (em quatro turnos) e uma auxiliar de limpeza.

Os profissionais também desenvolvem um trabalho na tentativa de restabelecer os vínculos familiares, além de encaminhamentos para obtenção de documentos, acesso aos serviços de saúde, mercado de trabalho e ao benefício de Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo que todos têm inscrição no Cadastro Único e alguns recebem auxílio.

O Abrigo Cidadão está localizado na Rua Andradas, 157 – Centro de Erechim. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3520 7049.

Ronda do frio

Outra ação desenvolvida no município é a ‘Ronda do frio’. O trabalho conta com a mobilização das equipes da Secretaria de Assistência Social, Abrigo Cidadão, Defesa Civil e Força Voluntária, que circulam pelas ruas de Erechim para verificar e auxiliar as pessoas que estejam passando frio ou em alguma situação de risco. “Conversamos e tentamos conduzi-los até o Abrigo mas se eles não aceitam, entregamos uma coberta, um chá e comida, se necessário”, acrescenta a secretária.

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas