25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Museu aborda a história de gauramenses que lutaram na Segunda Guerra

Os estudantes do Colégio Líbano Alves de Oliveira tiveram contato com fotografias, documentos e músicas da época

teste
As atividades são desenvolvidas no Museu Municipal Irmã Celina Schardong
Por Prefeitura de Gaurama
Foto Google/Divulgação

A Semana Nacional de Museus, que acontece tradicionalmente no mês de maio em todo o Brasil, voltou a ser realizada em Gaurama neste ano, após dois anos de interrupções em decorrência da pandemia da Covid-19. No município, que organiza as atividades no Museu Municipal Irmã Celina Schardong, a temática escolhida foi a participação, na primeira metade do século XX, dos jovens gauramenses (‘pracinhas’) na Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

As atividades fazem parte da 20ª Semana Nacional de Museus e têm como principal objetivo apresentar à comunidade a história dos quatro jovens designados a lutar contra o nazismo e o fascismo. Em uma primeira etapa, os trabalhos foram realizados em parceria com o Colégio Estadual Líbano Alves de Oliveira (com alguns professores e com as turmas de segundos e terceiros anos do ensino médio), que participaram de uma aula elaborada pelo Museu Municipal.

Na oportunidade, os estudantes tiveram contato com fotografias, documentos e músicas da época, aprendendo um pouco mais sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra, assim como a influência do evento mundial nas famílias gauramenses.

O museu também está preparando a segunda atividade sobre a temática, tendo por objetivo homenagear as famílias dos ex-combatentes e inaugurar uma exposição permanente sobre os ‘pracinhas’ gauramenses, que ficará aberta para a visitação do público em geral no Museu Municipal Irmã Celina Schardong.

Publicidade

Blog dos Colunistas