13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Lançada oficialmente a Frinape 2022: “Originalmente Nossa!”

Patrona desta edição da feira será Vanda Maria Krepinski Groch

teste
Slogan da Frinape 2022 Originalmente Nossa.jpg
Candidatas com a Rainha da Frinape 2018, Talita Lorenzetti.jpg
Convidados lotaram o auditório do Pólo de Cultura.jpg
Fábio Vendruscolo com a Patrona da Frinape 2022, Vanda Groch.jpg
Fábio Vendruscolo.jpg
Por Assessoria
Foto Top Formaturas

Foi lançada oficialmente, na noite desta sexta-feira, 5 de agosto, a Frinape 2022, com a apresentação das candidatas à Rainha, princesas étnicas, prenda, principais atrativos, novidades e programação da feira, além do conceito da edição deste ano, assim como o jingle. O evento foi realizado no Auditório do Pólo de Cultura e contou com a presença de mais de 300 convidados, autoridades e imprensa. O lançamento foi prestigiado pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis; presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; presidente do Poder Legislativo de Erechim, Alessandro Dal Zotto; presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani; presidente do Conselho de Desenvolvimento de Erechim, Mário Cavaletti. presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE, Claudionor Mores; Rainha da Frinape 2022, Talita Lorenzetti, e Princesas Étnicas de 2022; vereadores, secretários municipais, expositores, dirigentes de entidades e de instituições de ensino, entre outros.

O slogan deste ano é “Frinape 2022: Originalmente Nossa!”. A Feira é uma realização da ACCIE e da Prefeitura de Erechim, com a participação de diversas entidades e uma centena de voluntários.

            O presidente da ACCIE e coordenador geral da Frinape 2022, Fábio Vendruscolo, iniciou dando as boas-vindas aos presentes e lembrando que, em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19, a Frinape não ocorreu, porém, a retomada da economia foi marcada pela Expo Erechim 2021. Ele destacou que as comissões já vêm se reunindo desde o início do ano e que um terço da feira já está concluído, mas que há muito trabalho pela frente.

            APRESENTAÇÃO DAS PRINCESAS E CANDIDATAS

            Em seguida, foi feita a apresentação das princesas étnicas 2022, que foram conduzidas ao palco pelas entidades que as apresentaram, sendo recepcionadas pelas princesas da última edição. As Princesas Étnicas de 2022 são: Princesa Afro-Brasileira: Eduarda Barroso Alves Borges apresentada pelo MENE – Movimento Étnico Cultural dos Negros de Erechim; Princesa Alemã: Marina Müller Regla, apresentada pela Etnia Alemã; Princesa Israelita, Raquel Etges Arenzon, apresentada pela Sociedade Cultural Beneficente Israelita de Erechim, que esteve impossibilitada de comparecer; Princesa Italiana: Isadora Balestrin Cavaletti, apresentada pela La Piave Fainors – Federação das Associações Italianas do Norte Nordeste do RS; Princesa Nativa: Anandaí Sabrina Fátima Farias, apresentada pelas lideranças indígenas do Povo Kaingang da Região do Alto Uruguai; Princesa Polonesa: Maria Eduarda Wlodarkievicz, apresentada pelo Jupem; e Prenda da Frinape 2022: Letícia do Nascimento Nazari, apresentada pelo CTG Sentinela da Querência.

Na sequência foram apresentadas as candidatas à Rainha da Frinape 2022, recepcionadas pela Rainha Talita Lorenzetti, que fez um breve discurso, falando da sua felicidade em ser soberana da maior feira multissetorial do norte gaúcho. Ao finalizar afirmou: “Modéstia à parte, eu me sinto a cara da Frinape. Alegre, alto astral, divertida. E quem me conhece bem, sabe que um pouco de bom humor nunca falta. Que honra ter sido a 16ª Rainha da Frinape. Espero ter deixado minha marca nessa história. Afinal, ela continua. E em breve teremos uma nova Rainha para continuar escrevendo os novos capítulos”.

As candidatas ao título de Rainha da Frinape 2022 são: Ana Caroline Cavalli - M.C Representações; Daiana Luisa Vescovi - Cia Insight de Teatro; Emmily Cristina Oliveira dos Santos - Lu Fotografias; Laura Skonra Pezzin - Aero Club Erechim; Maiara Paula Onyszko - Academia Pro; Maria Eduarda Magnabosco - Loja Colcci; Nathália Gonçalves Spagnol AMO Ofertas; Sabrina Boller - Clube do Comércio; e Sabrina Vani - Retífica Mocellin.

PATRONA DA FRINAPE 2022

            Ao retornar ao palco, o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, convidou o prefeito de Erechim Paulo Polis para, juntos, anunciarem a Patrona da Frinape 2022, que será Maria Vanda Krepinski Groch. Um surpresa para a homenageada que foi aplaudida de pé, que, assim como muitos, foi às lágrimas. Um momento marcado por grande emoção.

            Ao dar sequência, Fábio apresentou as equipes de trabalho de cada comissão responsável pela construção da Feira – Secretaria Geral, Adminstrativa e Financeira, Social, Comercialização, Captação de Patrocínios, Promoção e Divulgação, Segurança, Saúde e Bem-estar, Assessoria Jurídica, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Infraestrutura e Entretenimento, Alimentação, Agricultura Familiar, Fenagro, Cidade da Cultura, Grandes Shows – e anunciou os grandes patrocinadores, Sicredi e Unimed. Os apoiadores são Top Formaturas, Brastelha, Hospital de Caridade de Erechim, FAU e Ke Soja, e apoiadores culturais Master, Cavaletti, Cristalina e Zin Pão.

            Segundo Fábio Vendruscolo, serão mais de 450 estandes internos e externos que se constituirão em oportunidades de negócios para realizarem venda direta com preços especiais e para divulgação de marcas, produtos e serviços.

            ESPAÇOS E NOVIDADES

            Espaço Sebrae X, rodada de negócios, desafio de robótica, incubadora tecnológica, espaço metaverso, games e fórum de inovação serão algumas das atrações da feira, no Salão do Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, que estará localizado no CTG Sentinela da Querência. Será a primeira feira do Estado com zero emissão de carbono, de acordo com o presidente da ACCIE.

A praça de alimentação será ampliada em 500 metros quadrados, chegando a 2.800 metros quadrados. Também contará com os restaurantes étnicos e gaúcho no Pólo de Cultura, área com foodtrucks e uma novidade: uma drinkeria. Serão 11 estacionamentos espalhados nos arredores do Parque da ACCIE para expositores, autoridades e público em geral. Serão seis portões de acesso, sendo três para público em geral, dois para expositores e um para abastecimento de animais. Haverá corredor especial para aplicativos, táxis e ônibus.

Na parte do entretenimento haverá parque de diversões e voos de helicóptero (este ainda a ser confirmado). No dia 15 de novembro, o Jornal da RBSTV será ao vivo da Frinape com Cristina Ranzolin.

A Cidade da Cultura terá muitas atrações e tem como tema “Viva o seu tempo”, em referência a todos os desafios que estamos vivendo atualmente. Os atrativos da Cidade da Cultura ainda serão aprovados e, após, divulgados. Artistas locais poderão se cadastrar para se apresentar em edital público que será lançado em breve. O Pólo de Cultura vai abrigar a Feira do Livro com presença também da Academia Erechinense de Letras (AEL).

O Pavilhão da Agricultura Familiar abrigará 40 agroindústrias, Casa da Emater, restaurante com café colonial, aproveitamento agroflorestal, demonstração de sistema de irrigação na propriedade e uma novidade que é um espaço especial para os indígenas comercializarem seus artesanatos.

Na Fenagro haverá exposição e venda de animais, exposição morfológica de cavalo crioulo, exposição e comercialização de ovinos, exposição e julgamento de gado leiteiro, exposição e remate de gado de corte, campo técnico para demonstrativo de cultivares, tecnologia e inovação na gestão da propriedade rural, startups do agro, lavoura de carne e palestras técnicas.

A Fenamate será realizada na Casa do Gaúcho com palco varanda para shows nativistas. Já confirmado o show de Chiquito e Bordoneio no dia 16 de novembro, às 19h.    

Este ano serão cinco grandes shows nacionais, que se apresentarão em uma arena para 15 mil pessoas - Gusttavo Lima – 10/11 (quinta-feira); Jorge e Mateus – 12/11 (sábado); Hugo e Guilherme – 14/11 (segunda-feira); Ana Castela – 18/11 (sexta-feira); e Israel e Rodolffo – 19/11 (sábado). Porém, haverá várias outras atrações, com possibilidade de show gospel, bandas locais e possível noite eletrônica. Toda a programação estará disponível para todas as mídias e todas as telas com espaço especial para a imprensa.

CONCEITO

A Frinape 2022 tem como tema “Frinape 2022, originalmente nossa!”, que teve como premissas a história, indústria, comércio, serviços, agro, talentos, cultura, origens e gente de Erechim. Conforme falou o presidente e coordenador da feira, a Frinape é uma feira tradicional que foca em mostrar todo o potencial de Erechim. É daqui para o mundo. Um evento multissetorial que abrange todas as nossas qualidades. Ela busca valorizar o que é original, o que é nosso, o que é daqui. Fazer a comunidade sentir que é mais que simples espectadora, a Frinape é de todos nós e cada um faz sua parte para resultados grandiosos.

“Tudo isso faz a feira dos nossos sonhos. Um evento que valoriza o que é daqui. Um encontro de pessoas e aspirações, negócios e diversão. Uma feira como cada um que aqui vive. Original e nossa: Originalmente nossa!”, anunciou Fábio, antes de rodar o vídeo com o slogan da feira.

TRABALHO COLETIVO

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito de Erechim fez seu discurso afirmando que todos já estavam sentindo a brisa da Frinape 2022, enaltecendo o espírito colaborativo que envolve toda a construção da feira: “trabalho coletivo, solidário e generoso do nosso povo”, afirmou. Segundo ele, a Frinape é um dos maiores símbolos da nossa vocação para o empreendedorismo, para a cultura, para a solidariedade e para a inovação. “A feira reúne as nossas potencialidades, apresentando a pujança de uma economia diversificada, com base sólida na indústria, comércio, prestação de serviços e no agro. Por aqui desfilarão o nosso talento e o nosso trabalho”, explanou. Polis enalteceu que será uma ótima oportunidade para quem compra, para quem vende e para quem produz.  Ele ainda destacou os avanços do seu governo e principalmente o envolvimento das parcerias público privadas, afirmando que o município é um dos melhores do Brasil.

Ao finalizar, o prefeito Polis conclamou a todos: “Vamos viver a Frinape, vamos viver Erechim, vamos viver uma energia contagiante, estimulante e originalmente nossa. Uma grande feira a todos”.

QUEM É A PATRONA DA FRINAPE 2022

Maria Vanda Krepinski Groch, erechinense de coração, possui cursos de qualificação na área do Turismo, Superior de Letras, várias atuações em diferentes grupos e associações com o sentido de sempre repartir o que conhece.

Foi Cônsul Honorária da República da Polônia para o Alto-Uruguai e Missões: de 1996 a 2010. Atualmente é membro do Conselho Polônico junto ao Consulado Geral em Curitiba. Ela possui uma história marcada pela propagação e divulgação da cultura polonesa no Brasil. Seu trabalho é reconhecido na comunidade polonesa brasileira e internacional. Foi presidente do Grupo Jupem por várias gestões. Foi Coordenadora do Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos / Credenor/URI. Foi Patrona da Feira do Livro em 2013.

Casada com Nilton Miguel Groch, presidente da ACCIE de 1991 a 1993, onde marcou ativamente sua participação. Tem quatro filhos: Luciano Miguel, Camila Fernanda, Francisco César e Lúcio Mauro.

Foi diretora cultural da ACCIE em várias gestões, desde 2013. Atuou em inúmeras edições da Frinape, especialmente na área cultural.  Sempre teve participação ativa na Cidade da Cultura.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas