21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Estação é premiado por projeto de aprendizagem pós-pandemia

Dentre 96 municípios, quatro receberam o destaque do Ministério Público no Estado

teste
estação.png
Por Natiele Dias Torres
Foto Joi Zamboni

A pandemia deixou algumas marcas na sociedade, dentre elas na educação. Com o retorno das aulas presenciais, professores, equipe diretiva e secretaria de Educação de Estação, notaram que os alunos do Pré ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal demonstraram um certo atraso no processo de aprendizagem.

Diante desta realidade, a secretaria de Educação, juntamente com os gestores das escolas municipais buscaram alternativas que pudessem dar qualificação ao processo de ensinar e aprender, e dessa forma, recuperar a aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a secretária de Educação Marcele Lima, a proposta foi a alfabetização na hora certa com ações focadas para esse momento. “A escola como centro da aprendizagem tentou deixar tanto a equipe diretiva como os professores focados no processo pedagógico, para assim trazer aprendizagem para as crianças. Além disso, a parceria entre família e escola é o diferencial para esse processo”, relata.

Nesse contexto, o Ministério Público do Rio Grande Do Sul criou um prêmio para valorizar as iniciativas implementadas pelas instituições de ensino, e o município de Estação foi um dos premiados. Dentre os 96 participantes, Estação e outros três municípios receberam o destaque.

Suporte aos professores

Marcele comenta que um dos focos da secretaria foi dar o suporte necessário para os professores, “Tanto gestores como as escolas precisam ter uma postura de escuta e observação. Precisamos dar um olhar especial aos profissionais que estão na escola no dia a dia. dar suporte para que eles não se sintam sozinhos nessa missão, e com suporte técnico e pedagógico se sintam capazes de cumprir essa função”, comenta.

Também foi criado um grupo de estudos composto por professores e equipe diretiva que se reúnem para pensar em estratégias de aprendizagem que podem ser aplicadas no dia a dia das escolas municipais. “As professoras trocam ideias, se apoiam e o fato de ter sempre alguém da equipe gestora faz com que toda a escola saiba e se empenhe para ajudar no que está sendo pensado”, expressa a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Castelli Alessandra Esberci.

Segundo a secretária Marcele, esses grupos são uma forma de envolvimento, “é muito importante nesse trabalho o protagonismo e pertencimento, entendendo que todos que trabalham com educação precisam se sentir pertencentes e protagonistas no processo de ensinar e aprender”, relata.

Avaliação

O município foi avaliado por uma equipe da Universidade Federal e Santa Maria e foram pontuados projetos que tinham inovação e estratégias inovadoras, além de ações que fortalecessem as redes. As quatro escolas municipais de Estação foram avaliadas no eixo de recuperação de aprendizagem.

Para o prefeito Geverson Zimmermann, esse destaque demonstra que a educação municipal está no caminho certo, “ficamos muito feliz quando conseguimos investir e ver resultados. É isso que temos feito e trabalhado com todas as secretarias, buscando apoiar um ao outro, em busca do melhor para as crianças, que são uma das nossas prioridades”, expressa.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas