21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Banda Marcial de Quatro Irmãos vai disputar o Campeonato Nacional De Bandas

A vaga foi garantida após vitória na etapa estadual na categoria de sopro, o evento acontece no mês de dezembro

teste
4IRMAOS.jpeg
Por Natiele Dias Torres
Foto Divulgação

A música envolve, muda vidas, e proporciona experiências únicas e surpreendentes. A Banda Marcial de Quatro Irmãos vai viver em dezembro um momento único e muito esperado. Nos dias 4 e 5, o grupo vai participar, em Niterói no Rio de Janeiro, do Campeonato Nacional de Bandas. A vaga foi conquistada ainda em 2019 quando disputaram o Campeonato Estadual e saíram vencedores na categoria instrumento juvenil, com os instrumentos de sopro. Devido a pandemia, a etapa nacional foi adiada e por isso, vai acontecer neste ano, em dezembro.

Etapa nacional

A etapa nacional reúne os ganhadores de cada estado do Brasil, “os melhores de cada estado vão estar lá. Vai ter bandas do Rio Grande do Sul também, mas disputando em outras categorias. Para nós, uma banda do interior do Estado, vencer a etapa estadual e ir para a nacional é algo histórico”, diz o professor de música da banda Adelar Millitz.

A banda

Adelar e sua esposa Laisa Napp – coreógrafa da banda, estão à frente do grupo há 9 anos. Adelar ensina teoria musical, prática e técnica instrumental para os integrantes, enquanto Laisa é a responsável por montar e ensaiar as coreografias, trabalhar os ritmos e danças para montar um bonito espetáculo. São 50 integrantes com idades que variam entre 8 e 21 anos. O projeto desenvolvido em Quatro Irmãos é totalmente gratuito, e conta com o auxílio da administração municipal e o Cras.

“É a primeira vez que a Banda Marcial vai para o concurso nacional e esperamos quebrar mais um recorde.  O campeonato nacional é realmente algo bem difícil, vamos competir com bandas campeãs em seus estados e as vezes tem estruturas superiores ao nosso, um tempo de ensaio maior, um time que está há muito mais tempo, mas estamos ensaiando bastante para que consigamos vencer essas limitações de pessoal e de instrumentos e ir em busca de bons resultados”, frisa o professor Adelar. 

Para ingressar na banda, explica Adelar, não é necessário saber tocar algum instrumento, nem entender de música, pois, o professor ensina o passo a passo para os integrantes. Como é gratuito, o uniforme, aulas e instrumentos são oferecidos pela banda que possui um CNPJ e uma diretoria composta por mães de alunos.

Almoço beneficente

Com o intuito de angariar fundos para a viagem até o Rio de Janeiro, o grupo está organizando um almoço beneficente neste domingo (27). Além do almoço, quem não puder comer no local pode retirar sua marmita. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente com os integrantes da banda.

Além desta, a equipe organizou ao longo do ano também outras ações para custear a viagem. “Nosso objetivo é que não chegue valores nos bolsos dos alunos, como fizemos parte do Cras e recebemos auxílio também da administração municipal, buscamos formas de arrecadar fundos para cobrir todas as despesas e assim que todos os alunos possam participar das competições”, diz Adelar.

Etapa estadual

Assim que o grupo retornar da etapa nacional, nos dias 10 e11 vão embarcar para Capão da Canoa para a etapa estadual 2022. “Nós já nos inscrevemos, e estamos organizados. Vamos em busca do bicampeonato para tentar ano que vem ir novamente para o nacional”, finaliza o professor.

Publicidade

Blog dos Colunistas