21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Obituário

Morre Pelé, o Rei do Futebol

teste
Pelé estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro
Por Alan Delfin Dias com informações do GE e Ypiranga
Foto Reprodução Instagram

Faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador da história, aos 82 anos. Natural de Três Corações/MG, o Rei do Futebol, estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.

Pelé é o único jogador a vencer três Copas do Mundo. Estreou na seleção em 1957, numa partida da Copa Roca contra a Argentina, quando também fez seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Pela equipe brasileira, com 17 anos, venceu o Mundial da Suécia, em 1958. Depois, se machucou na segunda rodada do Mundial do Chile, também vencido pelo Brasil e comandou a seleção no tricampeonato mundial em 1970, no México.

Com a camisa canarinho, disputou 113 jogos e marcou 95 gols, de acordo com a CBF. Nas contas da Fifa, que considera apenas jogos entre seleções, são 77 gols em 91 partidas.

Pelo Santos, venceu dez vezes o Campeonato Paulista, sendo o artilheiro por nove temporadas seguidas, foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1962 e 1963. Também marcou seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969.

Em toda a carreira, Pelé fez 1.282 gols em 1.364 partidas na contabilização feita pelo Santos. Nas redes sociais, ele dizia ter feito um a mais, 1.283.

 

Gol de número 1.040 em Erechim

Na inauguração do estádio Colosso da Lagoa, em 2 de setembro de 1970, um torneio reuniu, além do anfitrião Ypiranga, Taguá, de Getúlio Vargas, Atlântico, de Erechim, Esportivo, de Bento Gonçalves, Grêmio e Internacional, de Porto Alegre, Santos, de São Paulo, Botafogo, do Rio de Janeiro, Cruzeiro, de Belo Horizonte e Independiente, da Argentina.

O jogo que abriu a competição foi entre Grêmio e Santos, e o primeiro gol no estádio de Erechim foi marcado por ninguém menos que Pelé, aos 45 minutos do primeiro tempo, o de número 1.040 de sua carreira. O time paulista venceu a partida por 2 a 0.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas