Pratos de encher os olhos, comidas saborosas e que dão água na boca só de penar! A famosa e tradicional Festa do Frango de Barão de Cotegipe está chegando em sua 25ª edição. A festa acontece no dia 28 de janeiro no povoado Sérvia, interior de Barão de Cotegipe. O evento além de reunir a comunidade também é voltada para os produtores de aves da região.
Os parceiros para a realização do evento são a Aurora, Cooperalfa, Copérdia e Copercampos.
Programação
A programação inicia às 17h45 com cerimônia de abertura com o prefeito Vladimir Farina, presidente da Aurora Neivor Canton, presidente da Alfa Romeo Bet, presidente da Copérdia Vanduir Martin e secretário Estadual da Agricultura. Haverá palestras com temas relacionado a aves.
Às 18h30 vai acontecer a premiação dos avicultores. Vão ganhar um prêmio de reconhecimento dez criadores de aves com critérios técnicos estabelecidos.
A partir das 20h40 inicia o jantar típico a base de frango e cappone. Sendo: cappone recheado, galeto, frango xadrez, linguiça de frango, polenta recheada com frango, massa com peito de frango desfiado, arroz com batata palha e pão. Também saladas de maionese, radici com bacon e tomate, cenoura e repolho. E a partir das 22h40 a animação está garantida com a banda Silver Som.
Como tudo começou
A festa surgiu no ano de 1997 e o organizador que até hoje faz parte da comissão estava presente. Valdecir Balestrin conta que a ideia da festa surgiu de um técnico engenheiro florestal, quando estavam fazendo o reflorestamento do município o engenheiro questionou a quantidade de criadores de frango no município e indagou que seria uma ótima ideia realizar uma festa do frango e que premiasse esses avicultores além de divulgar a atividade para outros municípios.
Então, foi montado por uma nutricionista um cardápio todo a base de frango e a festa foi um sucesso tão grande que já está na 25ª edição, sendo apenas duas vezes mudada a data devido a pandemia e um outro evento. A festa acontece anualmente no último fim de semana do mês e faz parte do calendário de comemoração de aniversário de Barão de Cotegipe.
Anualmente a Festa do Frango reúne mais de mil pessoas, sendo produtores de aves e comunidade em geral e conta com pelo menos 150 voluntários na produção dos alimentos, todos com temperos especiais e que cativam o paladar dos presentes.
Premiações
No evento são premiados dez produtores de aves que tiveram o melhor desempenho de produção ao longo do ano, sendo a Aurora a responsável por fazer o levantamento dos números e as analises para definir os vencedores. Concorrem ao prêmio 594 avicultores, portanto, como explica o técnico agropecuário da Aurora Dirceu Salini, estar entre os dez vencedores é um feito grande.
Salini explica que para receber o destaque o produtor precisa ter feito pelo menos três lotes no ano e a conversão alimentar deve estar ajustada para 2,5 kg. Sendo assim, o primeiro colocado vai ser o que produziu com menor conversão, o que gastou menos ração para produzir 1kg de frango vivo.
Os ganhadores só saberão que estão em destaque no dia do evento para gerar expectativa, explica Salini. A novidade desta edição, como conta o técnico, é que os dez premiados serão de dez cidades diferentes, mostrando assim, a integração da região e o quanto este evento representa não só para Barão de Cotegipe, mas para o Estado.
Ingressos
Quem quiser participar da festa precisa garantir o ingresso com antecedência, como explica o organizador Valdecir Balestrin, serão apenas mil ingressos vendidos e esgotam rápido. O valor é R$50 e pode ser encontrado em Erechim na loja da Cooperativa Alfa, também com os técnicos da Aurora. Em Barão de Cotegipe é possível encontrar na prefeitura, na Malharia Pegoraro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Padaria Millenium.