Uma festa tradicional do Povoado Sérvia, interior de Barão de Cotegipe chegou a sua 25ª edição com muito sucesso. Mais de 1200 pessoas participaram do jantar com preparos de frango e capone. No cardápio, frango recheado, capone, massa com frango, polenta, linguicinha, galeto e saladas.
“Essa festa é muito importante, valoriza a cadeia de carnes, valoriza a comunidade que trabalhou para organizar o evento. Todos estão de parabéns, é um jantar que acontece há 25 anos, sempre foi como mesmo cardápio e foi um sucesso”, relata Valdecir Balestrin, um dos organizadores do evento que participa desde a primeira edição.
Para que a festa seja realizada, mais de 100 voluntários trabalham incansavelmente durante pelo menos 60 dias. Dentre eles moradores da comunidade e demais pessoas que tem prazer em ajudar a fazer esse belo jantar.
“Todos são bem dedicados para atender ao público que chega muito bem, acredito que por isso que essa festa tem o sucesso que tem. Tem voluntários que ajudam a servir, a preparar, a fazer o recheio, a maioria da comunidade e que tentam fazer o melhor para quem participa”, expressa o presidente da comunidade Povoado Sérvia Tiago Santori Tomazeli.
Comemoração
A Festa do Frango é o evento que fecha com chave de ouro o mês de atividades referentes ao aniversário do município. Barão de Cotegipe completou em janeiro 58 anos de emancipação.
“Essa festa vem para somarmos forças e incentivar nossos avicultores a continuarem. Pra nós essa festa faz parte das comemorações dos municípios, são 25 anos de festa e 58 anos do município, sabemos o quanto esse povo contribuiu para o município, isso tudo é fruto de trabalho de nossos agricultores e avicultores. Nada melhor que fazer uma festa até mesmo como forma de agradecimento”, comenta o prefeito Vladimir Farina.
Premiações
Uma parte da festa já conhecida e muito aguardada é a premiação dos melhores avicultores do ano. A análise técnica é feita pela Aurora Coop, “a premiação é uma forma de dizer aos produtores que busquem sempre melhor produtividade sempre, porque isso gera ganhos melhores e a cooperativa também tem suas vantagens. Isso porque significa produzir com custos menores e ser mais competitivo no mercado”, frisa Neivor Canton presidente da Aurora Coop.
Há cerca de seis anos a Cooperalfa também participa do evento, “é um prestígio que os integrados de aves tem com sua cooperativa. Nós da Cooperalfa entendemos que é um incentivo a mais para que os avicultores se dediquem mais para sua atividade. Um evento que marcou. Esperamos que os criadores, que são os mais importantes da festa, continuem se dedicando, procurando inovação para que tenham um bom resultado”, comenta o presidente da Cooperalfa Romeo Bet.
Da mesma forma, a Coperdia que há pouco está inserida na festa destaca a importância da continuidade desse evento. “Esse momento a gente comemora a vitória dos produtores que tiveram o melhor resultado e certamente obteve um objetivo mais focado. Sabemos como é importante ter um produtor focado no resultado da eficiência, e sabemos que cada centavo que conseguimos melhorar a conversão alimentar e a mortalidade temos a oportunidade de ter melhor ganho”, enfatiza o presidente da Coperdia Vanduir Martini.
Esses destaques movimentam não só Barão de Cotegipe, mas também a região. “O agro é o que movimenta os 32 municípios do Alto Uruguai, mostra uma força muito grande para nossos avicultores. Barão de Cotegipe apoia essa importante atividade, hoje o evento é para valorizar quem teve bons resultados em 2022 mostrar que é possível cada vez mais produzir e motivar os demais avicultores”, complementa o prefeito de Barra do Rio Azul e presidente da Amau Marcelo Arruda.
Ganhadores
Os premiados como melhores avicultores de Barão de Cotegipe foram:
1º Lugar: Hermes Bucior
2º Lugar: Vanderlei Ângelo Dariva
3º Lugar: Hermínio Bucior
Também foram premiados os dez melhores avicultores do Estado, estes que foram:
10º Lugar: Edison Luis – Getúlio Vargas
9º Lugar: Cristiano Andrighetti – Paim Filho
8º Lugar: Lauro Negri – Vila Lângaro
7º Lugar: Cleovanir Piva - Ibiraiaras
6º Lugar: Dirceu Rampi - Erechim
5º Lugar: Renato Tibolla – David Canabarro
4º Lugar: Claudiomir Marolli - Cruzaltense
3º Lugar: Mauro César Ferron - Sananduva
2º Lugar: Renan Cleber Piva - Ibiraiaras
1º Lugar: Ivan Carlos Perondi – Barra do Rio Azul
“Nós buscamos sempre a eficiência máxima de resultados que vão ser as que vão rentabilizar a atividade. Todo dia quando acordamos temos que tentar ser o melhor possível e sempre com entusiasmo que é o que nos move. Esse resultado nos traz um sentimento de gratidão. Ele que foi conquistado graças a várias mãos e somas de esforços, e hoje estamos aqui colhendo os resultados”, expressa Ivan Perondi, ganhador do primeiro lugar.