A Cresol São Valentim realizou a última etapa de seu planejamento estratégico nos dias 27 e 28 janeiro, na sede do CTG Ronda Crioula de São Valentim. O plano contou com mais duas etapas realizadas, nos dias 11 e 12 de novembro e 09 e 10 de dezembro de 2022.
A finalidade foi de avaliar as ações do último período, os balancetes e números da cooperativa, assim como olhar para cenários futuros e planejar o conjunto de atividades que serão realizadas nos próximos cinco anos. O plano contou com assessoria da Diverse Consultoria, dos Conselhos de Administração e Fiscal, bem como da diretoria executiva, gerentes e demais colaboradores.
Segundo Moisés Marciniak, presidente da Cresol, foi um planejamento feito por várias mãos e isso nos dá a certeza do engajamento e compromisso de todos. Moisés explica que o projeto foi bem recebido e é possível dar um excelente salto de qualidade na atuação da cooperativa.
A Diverse Consultoria é uma empresa do estado do Paraná, especializada em Planejamento Estratégico para Cooperativas de Crédito. Conforme a DC, “é preciso convocar todos os envolvidos para o processo de pensar, refletir e construir o futuro desejado”.
Planejamento
O plano apontou um conjunto de cinco eixos e 33 objetivos estratégicos, sendo que, para cada objetivo, serão definidos os indicadores, metas e ações que serão realizadas. Também foram estabelecidas metas de indicadores proativos e reativos, olhando para projeção de crescimento nos próximos cinco anos.
Além disso, foram planejados índices de crescimento de ativos, capital social, depósitos totais, de carteira agrícola e comercial, bem como metas para reduzir a inadimplência e provisões. Em termos gerais, a perspectiva de crescimento é de 45% ao ano.
Ao final do último encontro, houve um momento de comprometimento dos presentes com a execução das metas e desafios propostos para a cooperativa. A Cresol São Valentim tem a sede administrativa no município de São Valentim (RS) e seis agências, além da sede, localizadas em Erval Grande, Benjamin Constant do Sul, Faxinalzinho, Nonoai e Rio dos Índios, somando 33 funcionários e mais de seis mil associados.