21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Câmara de Vereadores de Entre Rios Do Sul vota contra benefício estiagem aos agricultores do município

teste
1
Por Assessoria
Foto Divulgação

A Câmara de Vereadores de Entre Rios do Sul, em uma reunião tensa, na última segunda feira, votou contra, por cinco votos a quatro, o benefício estiagem aos agricultores do município.

O Executivo havia enviado dois projetos de lei à Câmara de Vereadores buscando isentar o pagamento de serviços de silagem, quando realizado com as máquinas da patrulha agrícola do município, destinada a alimentação do gado de leite e de corte, quando estivesse em situação de emergência por estiagem.

Entre Rios do Sul, a exemplo de dezenas de outros municípios do RS, está em situação de emergência devido à estiagem, já homologada pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.

O setor agropecuário é o mais representativo da economia local e o que mais sente os efeitos da estiagem.

Além do benefício da isenção, o projeto de lei também perdoava a dívida com serviços de silagem para estes produtores de leite e carne bovina desde dezembro de 2021 e de horas máquinas em terraplanagem para os avicultores locais que construíram novos aviários, benefício este já concedido por outros municípios.

A isenção de pagamento e o perdão da dívida se tratava de uma demanda antiga deste importante setor da economia local, muito atingido pela estiagem, que castiga o município há vários anos seguidos.

A produção de leite, carne bovina e frango no município representa uma porção bastante significativa da atividade agropecuária do Município, geradora de emprego e renda.

Os vereadores que votaram contra o benefício, todos do MDB, partido que governou o município até 30 de novembro de 2022, em função da cassação pela Justiça Eleitoral do então prefeito, justificou que votaram contra o benefício por entenderem que mesmo era restrito a um pequeno grupo.

O Executivo lamentou profundamente esta atitude tomada por um grupo de vereadores do município, todos do mesmo partido, que certamente não estão preocupados com a população, mas sim com uma disputa por espaço político e cargos.

Num momento em que toda a região sente os efeitos da estiagem, que se estenderá ainda por muito tempo, com reflexos no campo e na cidade, e que muitos governos têm lançado mão de ações para socorrer o setor, não deixa de ser impactante um pequeno município, que depende diretamente do setor agropecuário, alguns vereadores, representantes do povo, votar contra um benefício destes.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;