14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Agropecuária de Paim Filho é referência na criação de gado

Qualidade e maciez da carne são os diferenciais obtidos com a criação das raças Wagyu e Maine-Anjou

teste
As duas raças são geralmente utilizadas em cruzamento industrial
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

A Agropecuária Zanella, de Paim Filho/RS, é referência na criação de animais da raça Wagyu e Maine-Anjou. A raça Wagyu é oriunda do Japão e, segundo especialistas, tem como diferencial a gordura entremeada às fibras musculares, resultando em uma maciez que derrete na boca, sendo reconhecida como a carne mais nobre do mundo. Já a Maine-Anjou é de origem francesa e é conhecida por ser os últimos animais a entrarem em um confinamento e os primeiros a saírem devido a sua precocidade.

A Agropecuária Zanella foi a pioneira na introdução da raça Wagyu na região sul do Brasil, ainda no ano de 2002, pelos irmãos Eraldo e Ricardo Zanella, na fazenda da família localizada na comunidade do Limoeiro. O local conta atualmente com um plantel de mais de 100 cabeças de animais puros da raça Wagyu, destinados à produção e comercialização de genética, com criação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

O paimfilhense Ricardo tem formação em Medicina Veterinária e é atualmente professor Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (ESAN), nos cursos de medicina veterinária e medicina humana da Universidade de Passo Fundo, onde desenvolve pesquisas na área de genética e reprodução animal, além de ser membro da Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos das raças Wagyu.

Seu irmão e sócio Eraldo, também paimfilhense, é médico veterinário, presidente do CDT (Conselho Deliberativo Técnico da Raça Wagyu) e atualmente reside nos Estados Unidos.

Todo o trabalho teve como grande incentivador o Ipenor Zanella (in memoriam) que, conforme conta Ricardo e Eraldo, sempre incentivou a busca de conhecimento, o que motivou os irmãos a pesquisarem e visitarem diferentes propriedades em vários países, afim de agregar qualidade diferenciada na criação dos animais que, inclusive, tem premiação na Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil.

Atualmente, o sêmen do Wagyu está sendo bastante utilizado no cruzamento industrial, principalmente com outras raças de corte como Angus, Hereford e Nelore para a produção de carnes nobres, mas também já estão sendo realizados cruzamentos com bovinos de leite como é o caso o Holandês, visando aumentar o grau de marmoreio e consequentemente a qualidade da carne. Conforme a estimativa, hoje são mais de 25 mil animais cruzados geneticamente.

Segundo Eraldo, o “nosso diferencial foi sempre em inovar, buscando a excelência da produção usando somente o que se tem de melhor disponível”.

O prefeito Genes Ribeiro, acompanhado do vice-prefeito Alberto Cervinski e do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Junior Vicenzi, visitaram a propriedade e puderam acompanhar o trabalho desenvolvido, além de provar a carne que se diferencia pela gordura intramuscular chamada popularmente de “marmoreio”.

Genes agradeceu o convite e colocou a administração municipal à disposição, destacando a importância da experiência e dos conhecimentos adquirido, levando o nome de Paim Filho/RS para além da região, além de ressaltar que futuras parcerias serão desenvolvidas.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas