22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Avança a pavimentação do acesso municipal a Centenário, no Alto Uruguai

Obras na ERS-477 estão atraindo novos investimentos para a cidade

teste
Por meio do programa Avançar, estão sendo investidos mais de R$ 12,5 milhões na estrada
Por Gov RS
Foto Divulgação

Importante demanda do Alto Uruguai, a pavimentação da ERS-477 já conta com 55% dos serviços concluídos. Executadas pelo Governo do Estado, as obras nos 8,1 quilômetros ligam Centenário a Áurea. Por meio do programa Avançar, estão sendo investidos mais de R$ 12,5 milhões na estrada. A obra é coordenada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria de Logística e Transportes.

“Até dezembro deste ano, entregaremos à população uma demanda esperada há décadas. Os serviços na pista e a sinalização estarão finalizados, garantindo um deslocamento seguro pelo Alto Uruguai”, afirma o secretário Juvir Costella.

Iniciadas em dezembro de 2022, as atividades acontecem em ritmo intenso. A terraplenagem está pronta. O macadame – material usado antes do revestimento asfáltico para dar estrutura ao pavimento – está implantado em 95% do trecho. Já a base, está pronta em 50% do segmento.

 “A pavimentação da ERS-477 é um sonho que cada cidadão centenariense compartilha”, comemora o prefeito de Centenário, Genoir Florek, ao constatar o avanço no asfaltamento do acesso municipal. 

De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, as equipes começaram a atuar próximo a Centenário e prosseguem até Áurea.

“Do quilômetro zero ao 2,4, do lado direito da rodovia, temos asfalto, assim como do quilômetro zero ao dois, do lado esquerdo”, detalha Faustino. 

No momento, ocorre a pavimentação do quilômetro zero ao três e a colocação de base do três ao quatro. Do quilômetro 4,5 ao 5,5 e do 7,5 ao 7,8 há a implantação de macadame.

“Na sequência, iremos finalizar o macadame e a base nos segmentos citados, além de efetuarmos o asfaltamento e os serviços complementares, como a elaboração dos dispositivos de drenagem superficiais e de sarjeta e o plantio de grama”, explica Faustino.

“Estamos atendendo às determinações do Governo do Estado. Cada fase é acompanhada para que seja realizada com agilidade e, ao mesmo tempo, cumpra os requisitos necessários em relação à qualidade e à durabilidade do trabalho”, revela o diretor.

Quatro empresas se instalaram no município após o início dos serviços

Na foto, trabalhadores atuam na obra da ERS-477

Obra deve ser concluída até dezembro deste ano - Foto: Fabricio Santos/Ascom/Selt

As melhorias na infraestrutura rodoviária estão repercutindo positivamente na economia local. Quatro empresas se instalaram em Centenário após o começo da construção do acesso municipal. E há novas solicitações de organizações interessadas em atuar na cidade.

“Observamos um crescimento econômico oriundo da ‘Estrada do Desenvolvimento’, que está atraindo olhares aguçados para investimentos e entregará à população mais qualidade de vida. A cada etapa da obra concluída, enxergamos as pessoas comemorando esse grande avanço”, afirma Florek.

A ERS-477 liga os municípios da região do Alto Uruguai ao Nordeste do Estado. Também é importante ligação com o restante do Rio Grande do Sul.

“É uma rota para a saúde, transporte de estudantes e mercadorias. Está encurtando distâncias, facilitando o tráfego de diversos motoristas e impulsionando o crescimento de Centenário e da região. A ERS-477 é muito mais que um sonho: é um divisor de águas que contribui para um futuro promissor”, enfatiza o prefeito.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas