22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Erebango representado em Encontro de Educação em Saúde Coletiva

O evento teve como essência a abordagem sobre promoção e prevenção de doenças

teste
Encontro foi realizado em Erechim
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

No início deste mês, a enfermeira que atua na UBS de Erebango, Danúbia Barela de Abreu, participou da primeira edição do Encontro Macrorregional de Educação em Saúde Coletiva. O evento, organizado pela 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, juntamente com a Associação de Municípios do Alto Uruguai – Amau - foi realizado na URI, em Erechim, e reuniu diversos profissionais em um amplo espaço de debate.

Na ocasião, que teve como essência a abordagem sobre promoção e prevenção de doenças, os participantes puderam discutir sobre formas de implementar a educação continuada na esfera municipal e, ainda, as Práticas Integrativas e Complementares – Pics, que são tratamentos com base em recursos terapêuticos.

Na avaliação da enfermeira, foi uma oportunidade muito importante e que proporcionou a troca de informações entre os municípios. “É essencial pensarmos em alternativas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida da população, a exemplo do que já vem sendo desenvolvido no município, com os grupos. Que essas ações preventivas e de cuidado de toda comunidade, possam ser incentivadas e ampliadas”, salienta Danúbia.

O encontro também expôs algumas preocupações por parte de secretários de saúde, entre as quais, destacam-se as demandas expressivas com altos investimentos para atender as demandas da população. Segundo os profissionais, muitas vezes os valores utilizados para despesas da pasta, são superiores ao orçamento previsto e aos recursos recebidos pelo governo estadual.

Na mesma linha, houve comentários sobre a dificuldade de tempo, por parte de muitos servidores, para participar de capacitações e formações específicas às áreas de atuação.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas