Equipe multiprofissional unida e foco em ações voltadas a melhorar a qualidade de vida da população. Estes são fatores essenciais e que impulsionam o sucesso do trabalho.
Como forma de reconhecimento, integrantes da Rede Bem Cuidar (RBC) de Erebango receberam os cumprimentos na segunda-feira (25), em Porto Alegre, diante da conquista: Selo Ouro UBS Amiga do Idoso.
A certificação é conferida pela Secretaria Estadual de Saúde às unidades que atingiram índices elevados na promoção da saúde dos idosos, a partir da análise de critérios como mapeamento dessa população em seu território, qualificação da assistência farmacêutica e do acolhimento, além de implementação de avaliação multidimensional.
Diante do reflexo positivo do trabalho que impacta diretamente o bem-estar dos munícipes, a secretária de Saúde, Claura Araldi, reitera o agradecimento à equipe. "Nosso muito obrigada aos profissionais que realizam um excelente trabalho. Como é bom quando se é reconhecido pelo esforço de todos. Com essa conquista, nos mantemos ainda mais fortes para seguir em frente, sempre lutando por uma saúde cada vez melhor para nossa população", destacou.
Conforme a coordenadora da RBC em Erebango, Cristiane Dallanora de Vargas, o município aderiu ao programa desde o lançamento. "Estamos há mais de 18 meses desenvolvendo um trabalho diferenciado à população acima de 60 anos. O enfoque principal tem sido na assistência domiciliar aos idosos acamados e domiciliados, prestando todo o apoio e auxílio necessários, a fim de aumentar a qualidade de vida desta população", comenta.
Cris assinala ainda, que várias ações contribuíram para a conquista do selo que somente foi possível graças ao empenho de toda a equipe. "Seguimos agora na continuidade do Selo Ouro, com novas metas e objetivos a serem alcançados. Serão mais seis meses de projetos e muito trabalho para poder proporcionar à população de Erebango, um envelhecimento saudável e participativo em comunidade", enaltece.
O governador, Eduardo Leite, esteve presente pela manhã no evento e comentou sobre os incentivos financeiros disponibilizados à saúde e o índice de pessoas acima de 60 anos no Rio Grande do Sul, estado com maior porcentagem de idosos no País.
Já a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann e o coordenador regional da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário Ceron, realizaram a entrega do selo à equipe do município.