20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Eleição do Conselho Tutelar de Erebango será no domingo (01)

teste
Candidatos ao Conselho Tutelar de Erebango
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Será realizada no próximo domingo (1), a eleição para escolha dos conselheiros tutelares que atuarão pelos próximos quatro anos em Erebango. Ao todo, 11 munícipes se candidataram e concorrem às cinco vagas (titulares). Vale ressaltar que haverá duas urnas digitais, separadas por ordem alfabética e é obrigatória a apresentação de documento com foto. Ao mesmo tempo, a orientação é que os munícipes que puderem, apresentem o Título de Eleitor, o qual pode agilizar o processo de votação.

Você sabe por que é tão importante votar?
Com atribuições previstas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de  situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro, atender e aconselhar os pais ou responsáveis. “Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Cras ou escolas. Isso acontece quando há abandono ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos como disputa pela guarda dos filhos”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Comdica), Lerene Klaesener.
 

Responsabilidade
Ao reforçar que o conselheiro tutelar desempenha um papel de extrema responsabilidade, Lerene assinala que os servidores deliberam medidas de proteção para crianças e adolescentes. “A principal função é zelar pelo cumprimento dos direitos.  É ele quem vai verificar se isso ocorre na família, sociedade como um todo e Estado. Sempre que a criança e o adolescente estiverem com seus direitos negados nos serviços públicos, é o Conselho Tutelar que vai requisitar o atendimento. Por isso é importante conhecer o trabalho realizado em nosso município e irmos às urnas”, ressalta.

Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição correspondente às zonas eleitorais, podem votar nos candidatos a conselheiro, por meio de voto universal, direto, secreto e facultativo. A eleição acontece no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), das 8h às 17h.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas