20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Mais um Curso de boas práticas agrícolas para aplicação de defensivos foi concluído em Machadinho

O curso, que teve duração de 16 horas, contou com momentos de teoria e aulas práticas, essa última realizada na propriedade de Álvaro Biesek

teste
Curso de boas práticas agrícolas em Machadinho
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Na última semana de setembro, nos dias 27 e 28, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Machadinho, mais uma etapa do Curso de boas práticas agrícolas para aplicação de defensivos. A iniciativa coordenada pelo escritório local da Emater/Ascar está relacionado ao Programa Inspeciona – RS, projeto estadual de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas.

O curso, que teve duração de 16 horas, contou com momentos de teoria e aulas práticas, essa última realizada na propriedade de Álvaro Biesek. Para Bruno Menegussi, engenheiro agrônomo da Emater, a iniciativa aborda as práticas diárias do produtor, assim como o cuidado com o meio ambiente, produção e saúde. “Os produtores são obrigados a ter a formação para a utilização de herbicidas hormonais. A preocupação maior é sobre os danos que os produtos podem causar, sendo assim são envolvidas questões econômicas, sociais e ambientais” salientou Bruno.

A abordagem adotada foi conduzida pelo instrutor do curso, o técnico em agropecuária, Edelvan Pozza, que esteve em Machadinho para ministrar a capacitação.  Segundo Edelvan, o momento permite ao agricultor o esclarecimento de dúvidas. “A parte teórica envolve normativas, EPEIs e demais orientações muito importantes para a aplicação dos produtos e assim esclarecer todas as dúvidas ao produtor, cuidando do passo a passo na execução dos serviços” mencionou ele.

A partir da conclusão do curso, o produtor estará capacitado e poderá se cadastrar como aplicador e assim estar apto para a apresentação de documentos para aquisição de produtos e posteriormente a aplicação dos mesmos. É importante salientar que o curso tem validade de 5 anos.

O município de Machadinho foi um dos pioneiros nas capacitações e neste momento fecha três edições do curso com a capacitação de aproximadamente 100 agricultores. Há em aberto uma lista de espera para a próxima edição e próximos cursos. O produtor interessado pode procurar o escritório da Emater do município e manifestar o seu interesse, assim que alcançadas as inscrições mínimas necessárias, o curso será novamente ministrado. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas