21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Ônibus escolares ficam destruídos após incêndio em Centenário

Cinco veículos foram consumidos pelas chamas na garagem da prefeitura municipal, na madrugada de terça-feira (17)

teste
Veículos consumidos pelas chamas
Por Emerson Carniel
Foto Divulgação

Cinco ônibus para o transporte escolar foram completamente destruídos pelo fogo, na madrugada de terça-feira (17), na garagem da prefeitura municipal, em Centenário. O incêndio de grandes proporções causou apenas danos materiais.

O prefeito, Genoir Florek, foi avisado do incidente por volta da meia-noite. Ele imediatamente comunicou os secretários de Agricultura e de Obras e alguns funcionários públicos e se dirigiram até o local. “O segundo e o terceiro ônibus já estavam totalmente em chamas. Alguns motoristas retiraram outros veículos que estavam próximos. Logo em seguida, houve a explosão do tanque de combustível do quarto ônibus e o diesel escorreu pelo terreno, o que ocasionou o incêndio do quinto transporte”, relatou Florek.

Outros dois ônibus, uma retroescavadeira e um trator, que estavam estacionados próximos ao incêndio, foram retirados do local. “Foi tudo muito rápido. Em quinze, vinte minutos os cinco ônibus foram incendiados. A partir disso, quando não conseguimos salvá-los, nos preocupamos com a residência e a garagem do vizinho que estava atrás, porque as chamas realmente eram muito altas”, explicou o prefeito.

Na garagem da prefeitura havia um caminhão pipa para transporte de água, o que auxiliou no trabalho para que as chamas não se alastrassem. “Sempre temos o caminhão pipa que fica em uma posição estratégica e sempre cheio de água, fizemos ele funcionar, mas infelizmente as chamas eram muito grandes e, com a explosão do diesel e do material inflamável dentro dos ônibus, foi praticamente impossível controlar o fogo”, contou.

Prejuízos

De acordo com Florek, o município teve 50% da frota destruída pelo incêndio e calcula um prejuízo milionário. “Acredito que o valor passa de R$ 1,5 milhão, porque eram ônibus em bom estado de conservação, inclusive um deles era dos mais novos. A gente vai atrás de recursos para que possamos repor de volta este patrimônio e melhorar o sistema educacional do município”.

Investigação

As causas do ocorrido estão sendo investigadas. “Fizemos os trâmites legais juntamente com a Polícia Civil, também encaminhamos uma perícia para que possamos apurar o que aconteceu aqui”, conta o chefe do executivo.

Apoio

Nos próximos dias, a administração municipal entrará em contato com o governo estadual e federal para que os danos ocorridos em Centenário possam ser reparados. O prefeito agradeceu o apoio das cidades vizinhas e dos colaboradores que ajudaram durante a situação.

“Já tivemos a AMAU colocando vários municípios a disposição com transporte escolar. Agora precisamos contar com o apoio dos deputados estaduais e federais, do governo do estado e federal para que nos ajudem, e possamos recuperar o sistema escolar e as aulas voltarem ao normal”, completou.

Ainda segundo Florek, a situação foi contornada por completo após três horas de trabalho e contou com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Erechim.

Confira na íntegra a nota de esclarecimento da prefeitura de Centenário:

O Município de Centenário informa que aproximadamente a 00h10min do dia 17/10/2023, moradores comunicaram que havia um incêndio no pátio da garagem municipal.

Imediatamente uma força tarefa foi mobilizada pelos secretários municipais deslocando-se até o local, sendo também comunicado ao corpo de bombeiros.

Em pouquíssimos minutos o fogo consumiu cinco ônibus do Município.

Foi possível retirar do local, sem danos, dois ônibus, um trator e uma retroescavadeira.

Será realizada perícia no local e as causas do acidente estão sendo apuradas.

 

Sobre as aulas e o transporte escolar

Em razão do incêndio no pátio da garagem municipal que, em pouquíssimos minutos, consumiu cinco ônibus do Município, fica suspenso o Transporte Escolar nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro de 2023 nas Linhas Lajeado André, Carlos Serafini, Chato Gaúcho, Lajeado Liso e Três Barras.

Ficam mantidas as atividades escolares na rede municipal do município de Centenário.

Os alunos que não puderem comparecer às aulas em razão da suspensão do Transporte Escolar receberão trabalhos para realização em casa, a fim de que não sejam prejudicados.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas