20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Gravura retrata o pioneiro Hospital Israelita Leonardo Cohen de Quatro Irmãos

Autoria é da artista plástica Miriam Tolpolar, e os recursos da venda de 100 unidades, serão utilizados para restauração do prédio histórico

teste
Natural de Porto Alegre, Miriam Tolpolar é mestre em Poéticas Visuais e professora, dedicando-se a g
Por Redação
Foto Divulgação

A artista plástica gaúcha Miriam Tolpolar criou gravura em homenagem à memória do antigo Hospital Israelita Leonardo Cohen, pioneiro em saúde na região, que existiu na Colônia Judaica de Quatro Irmãos entre 1929 e 1961.

Empreendedora social

O Hospital foi uma iniciativa da ICA – Jewish Colonization Association – empreendedora social das Colônias judaicas de Philippson, em Santa Maria, e a de Quatro Irmãos, que depois de desativada, deu origem a sete municípios da região. Foi dirigido por diversos médicos europeus de grande qualidade e formação.

Vasto currículo

Natural de Porto Alegre, Miriam Tolpolar é mestre em Poéticas Visuais e professora, dedicando-se a gravura, em especial à litografia, objeto de suas pesquisas. Desde 1983, participa de salões de arte, exposições coletivas e bienais de gravura no Brasil e exterior, tendo recebido inúmeros prêmios, destacando-se o II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas - Gravura (2007). Em 2014, lançou o livro Memória da Litografia: pedras raras da Livraria do Globo (FAC/RS) e, em 2016, Receitas da Casa das Tias, Ed. Libretos. Sua família é descendente da Colônia Judaica de Philipsson.

Tributo à Imigração Judaica

A gravura em homenagem ao Hospital Leonardo Cohen é um tributo à memória dessa Imigração Judaica, e de suas contribuições, no campo da saúde, da educação, do desenvolvimento econômico e social.

100 unidades disponibilizadas

Será feita uma tiragem de 100 unidades da gravura, que serão disponibilizadas aos interessados em breve, que ao adquirir, estarão contribuindo de forma direta para a reforma / restauração do prédio do antigo Hospital, hoje ocupado na forma de memorial da imigração judaica.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas