O final de semana foi decisivo para os atletas finalistas na categoria de voleibol nos Jogos Olímpicos do Mate. Na noite de sábado (04), os confrontos definiram os campeões da categoria misto. E na noite de domingo (05), foi a vez do voleibol feminino. Os jogos contaram com a presença da torcida que compareceu no ginásio da Escola Castro Alves em Machadinho nos dois dias de competições.
No vôlei misto, as partidas ao longo das competições trouxeram a integração de seis municípios vizinhos que foram convidados a participar dos jogos. Para Raul do Amaral, coordenador da modalidade, os jogos foram de grande qualidade e permitiram momentos de integração. “O nosso convite foi aceito e os jogos foram bem disputados e isso é o esporte” destacou Raul. Na categoria, os resultados apresentaram a equipe de Flanax - Cacique Doble como a grande campeã, Warriors São José do Ouro em 2º lugar e CMD Marcelino Ramos na 3ª posição.
A final do vôlei feminino também permitiu grandes momentos. Conforme Joseanne Wittmann Miola “Fio gratificante receber todas as equipes e permitir momentos de lazer e atividades que tragam benefícios para a saúde, através do esporte” enfatizou Joseanne mencionando ainda os resultados finais da competição que teve no 3º lugar a equipe SEC Inca– Marcelino Ramos, 2º lugar Fenix – Paim Filho e a equipe campeã foi a equipe de casa, Voleibol Machadinho ficou com o troféu de 1º lugar.
Como forma de premiação, as equipes de 1º a 3º lugar receberam medalhas e troféus. Além disso, foram premiadas as equipes destaques da competição: melhor defesa – Tauras Voleibol (Misto) e equipe Fenix (Feminino) e melhor ataque – Warriors (Misto) e Voleibol Machadinho (Feminino).
As competições seguem nas demais categorias com jogos de futsal feminino e masculino com definição nas quartas de final e grande final programada para o dia 17 de novembro. O futebol masculino ocorrerá no dia 19 de novembro, já as competições do regional de campo ainda não possuem data definida para encerramento.
O projeto dos Jogos Olímpicos do Mate é coordenado pela Associação dos Produtores de Erva-mate - Apromate e Associação do Comércio, Indústria, Turismo e Agropecuária de Machadinho - ACITAM com o patrocínio do Governo Municipal de Machadinho, Esporte Clube Santa Luzia, Erva-mate Barão e Ervateira Cambona. Fazem parte da iniciativa como apoiadores: Banrisul, Ervateira Vichinieski, Vereador Picasso, LJB Pneus, Mercado Sid, Solidaridad, Sicredi, Pinheirão, Sicoob, Serena, Serc União, Matrix, Arte e Gourmet, Ervateira Charrua, Erva-Mate Amigos do Sul, Erva-Mate Jaborá, Barbaquá Machadinho e Escola Estadual Castro Alves.