18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Emater/RS-Ascar capacita produtores de Aratiba em irrigação

teste
Capacitação em irrigação
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

A Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Municipal de Aratiba, realizou uma capacitação em irrigação com a participação de 15 produtores do município, na manhã desta quarta-feira (22). Além de agricultores beneficiados pelo Programa Irriga+RS Açudes, participaram produtores que já possuem sistemas de irrigação instalados e outros que ainda pretendem adotar o sistema.

As orientações foram repassadas pelo extensionista Oberdan Scolari, com apoio dos extensionistas do Escritório Municipal de Aratiba, Gilmar Schardong e Ricardo Barbieri. Na atividade, teórica e prática, foram abordados temas como reservação de água; manejo da irrigação e irrigação em pastagens e grãos. Após a parte teórica, foi realizada a prática, acompanhando o funcionamento dos sistemas de irrigação da propriedade de Nelvo Roque Bender, na Linha Santa Cecília, em Aratiba.

O secretário municipal de Agricultura, Joarez Miechuanski, destacou a importância da atividade e salientou que Aratiba possui o Programa Municipal de Incentivo à Irrigação e Fertiirrigação, denominado "Irriga Aratiba", que visa ao uso racional dos recursos hídricos disponíveis, bem como o aproveitamento dos dejetos orgânicos de origem animal, de modo a buscar uma agricultura sustentável com respeito ao meio-ambiente, otimizando o uso e a produtividade decorrente das áreas a serem irrigadas, de modo a agregar maior renda às propriedades beneficiadas.

Os programas de irrigação integram um conjunto de ações do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), executado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas