21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

CineSolarzinho realiza cinema na rua em São Valentim

O Circuito Sicredi acontece desde agosto e segue até dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

teste
Projeto de cinema itinerante que percorre o Brasil é movido a energia solar e esteve no município ex
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

O fim da tarde de terça-feira (21/11), foi um pouco diferente para os moradores de São Valentim/RS. O sol ainda estava se pondo quando diversos pais e crianças chegavam até a rua da praça Municipal Márcio Pansera para uma noite de cinema, que contou também com pipoca grátis.

Na rua, o furgão do CineSolarzinho já estava pronto e com os equipamentos ligados para a sessão que com 100% da energia gerada por placas solares. Esse é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido por energia solar e que viaja o país todo com o objetivo de levar cultura através de curtas-metragens infantojuvenis que levam mensagens de diversidade, solidariedade, cooperação e sustentabilidade. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi.

O Circuito Sicredi acontece desde agosto e segue até dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O furgão do CineSolarzinho além de possuir as placas solares que geram a energia para o cinema itinerante, também conta com uma experiência de ciências, arte, tecnologia e sustentabilidade, possibilitando que as crianças conheçam de forma descontraída a geração de energia por via solar.

A gerente da agência do Sicredi em São Valentim, Tatiane Tacca, agradeceu a presença das famílias e frisou que o Sicredi apoia iniciativas culturais e sustentáveis que visem o bem comum. “Esse é um momento importante e ficamos felizes e agradecidos por São Valentim fazer parte do Circuito Sicredi e participar desse projeto que leva cultura através de uma energia sustentável, com sessões que fomentam o cooperativismo”, comenta. Ao todo, foram 10 curtas-metragens exibidos em duas horas de sessão.

A professora de São Valentim, Silvana Sampaio resumiu o momento como uma forma de vivenciar cultura e alegria. “A experiência do CineSolarzinho foi muito divertida. Minha admiração pelo grupo que viaja pelo Brasil para proporcionar as pessoas momentos de cultura e lazer. Com certeza para as crianças foi mágico, com histórias que atraiu a atenção de todos. O furgão que carrega a estação móvel também chamou a atenção das crianças. Continuem encantando e oportunizando nossa cultura, com certeza farão muitas pessoas sorrir no Brasil a fora”, expressa a professora.

Sobre o CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas - que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, com a linguagem audiovisual. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas. 

O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 120 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas