20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Empresa do Alto Uruguai é reconhecida nacionalmente pelo Prêmio ANTAQ

Em todo o Brasil foram 39 escolhidos pelos trabalhos voltados ao setor Aquaviário

teste
758f21c2-20e6-4f0c-a777-81b14b24951c.jpeg
Por Carlos Silveira
Foto Divulgação

         Tendo como palco um dos maiores estaleiros do Brasil e com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, da secretária-Executiva da Pasta, Mariana Pescatori, do superintendente Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, do diretor-Presidente da Infra S.A, Jorge Bastos e do comandante de Operações Navais e diretor-geral de Navegação da Marina do Brasil, Almirante Wladmilson Borges de Aguiar, a empresa do Alto Uruguai, Waldemar dos Santos Transportes Fluviais, representada por Neri Antônio dos Santos, recebeu o Prêmio ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) na categoria PSU Travessia.

         A empresa faz a travessia regulada pela ANTAQ entre os municípios de Marcelino Ramos e Alto Bela Vista em Santa Catarina e Machadinho e Capinzal, também no estado catarinense.

O Evento realizado no último dia 23, marcou a 6ª edição que visa reconhecer e estimular as melhores práticas e ações do segmento pelos representantes da área. Ao todo 39 empresas, entidades e pessoas ligadas ao setor aquaviário foram reconhecidas.

 De acordo com a assessoria de imprensa do evento, as premiações aconteceram em cinco categorias: Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-científicos, Índice de Desempenho Ambiental, Conformidade Regulatória e Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Travessia.  

Reconhecimento

 O Prêmio é um reconhecimento àqueles que contribuem para a melhoria da prestação de serviços das empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência, além de incentivar a pesquisa e a produção técnico-científica.

 A premiação condecorou empresas atuantes na prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários que tenham adotado iniciativas geradoras de melhorias institucionais, contribuindo para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade.

Eficiência e sustentabilidade

 Também tiveram destaque empresas e indivíduos que colaboraram para o aumento da eficiência e sustentabilidade na prestação de serviços e que possam servir de referência para que outros empreendimentos possam adotá-las.

 Na abertura dos trabalhos o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, falou sobre a importância da evolução da premiação e sobre o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), ranking que inspirou a criação do prêmio.

Fora de Brasília

 “Esse é um evento muito importante e marca o primeiro Prêmio ANTAQ fora de Brasília. A premiação é fruto de todo um esforço da equipe técnica da Agência, por meio da instituição do IDA. A Agência foi precursora ao estabelecer este índice, que gerou uma competição saudável entre os portos e terminais do país. Ao longo dos anos, novos assuntos, pautas ESG e regulatórias foram sendo incorporados, o que trouxe mais robustez para a nossa premiação”, disse.

 O evento contou com uma palestra magna do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que anunciou a atual secretária de Portos, Mariana Pescatori, como nova secretária executiva da Pasta. Ela será a primeira mulher da história a assumir o cargo dentro do Ministério.

PSU-Travessia

 Nesta edição também foram premiados os primeiros colocados na Pesquisa de Satisfação dos Usuários – Serviços de Travessia (PSU-Travessia), concluída em 2022.

 A pesquisa faz parte da Agenda Plurianual de Estudos 2021-2024 da Agência e tem como objetivo analisar a percepção dos usuários quanto aos serviços prestados pelas Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) autorizadas pela ANTAQ a operar na navegação interior de travessia, tanto no transporte de passageiros como no de veículos.

 A pesquisa abrangeu 136 empresas que operam em 32 linhas de navegação, selecionadas por critérios de essencialidade e importância. A PSU-Travessia é a primeira realizada para avaliar o grau de satisfação dos usuários desse modo de transporte com os serviços oferecidos.

Critérios

 A categoria foi dividida segundo os critérios estabelecidos na Pesquisa: Empresas prestadoras de serviço de transporte de passageiros e empresas prestadoras de serviço de travessia de veículos/passageiros.

Neri dos Santos

Para Neri dos Santos, este é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos junto as duas travessias que, “mesmo enfrentando alguns problemas que venham acontecer, não mancham a reputação, o trabalho e dedicação que é responsável por este resultado positivo. Uma gratificação para toda a equipe de trabalho que, com responsabilidade, sempre esteve voltada pelos melhores resultados para nossos usuários”.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas