20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

AMAU e CIRAU promovem seminário sobre Resíduos Sólidos Urbanos

Alto Uruguai poderá ter em breve um projeto pioneiro e servir de modelo para todo país

teste
AMAU e CIRAU.jpg
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Frente a importância de esclarecer como funciona a concessão dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e auxiliar na elaboração de proposta do Programa de Parcerias e Investimentos do Governo Federal (PPI) e do Formulário do Modelo de Cinco Dimensões para a concessão dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos e posterior enquadramento no Programa de Parcerias e Investimentos do Governo Federal para estruturação no Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), o CIRAU e a AMAU, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da Escola AMAU de Educação e Gestão ofertou nesta terça-feira, 29, seminário sobre o tema na URI Erechim.

O prefeito de Jacutinga e presidente do CIRAU (Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai), Beto Bordin, e o prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, representando a AMAU participaram da abertura dos trabalhos, que contou também com a participação do Coordenador-Geral de Apoio aos Entes Subnacionais, Paulo Toledo e do Diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado, Denilson Campello.

Na parte da manhã foi realizada palestra sobre “Desenvolvimento Regional por meio de Parcerias: soluções regionalizadas e os papeis e responsabilidades dos entes subnacionais e do Governo Federal”, e na sequência se abriu espaços para questionamentos e dirimir dúvidas dos participantes.

Na parte da tarde, foi realizada oficina de elaboração da proposta de PPI e do Formulário do Modelo de Cinco Dimensões.

O presidente do CIRAU, Beto Bordin ressalta que foi um dia de aprendizado, com exposição dialogada, com espaços de questionamentos e elaboração conjunta: “É uma grande oportunidade para buscarmos soluções para este que é um grande problema ambiental, de como fazer a destinação correta dos resíduos sólidos. Um evento extremamente importante, com muitas informações do ponto de vista administrativo, ambiental, com possiblidade de investimentos, modernização administrativa, e financiamento do projeto”, pontou Beto Bordin, prefeito de Jacutinga.

O Diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado, Denilson Campello, afirmou que estra é uma iniciativa pioneira: “Este projeto deve ser modelo para equacionar este assunto da destinação dos resíduos sólidos para a região, e servirá para todo país”, sublinhou.

O Coordenador-Geral de Apoio aos Entes Subnacionais, Paulo Toledo, salientou que “a construção do projeto de estruturação será financiada por um fundo. Esse modelo passa a ser prioritário e com a conclusão de um projeto viável pode o consórcio (CIRAU), licitar ou executar”.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas