19°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Obituário

Morre em Erechim, Maurício Agranionik

teste
Maurício Agranionik
Por Redação
Foto Divulgação

Neste domingo, 21 de abril, faleceu em Erechim, Maurício Agranionik. De família pioneira das colônias do Barão Hirsch em Quatro Irmãos, foi intenso ativista e incentivador de todo ato e atividade de preservação da memória desta imigração, empreendedor rural moderno e admirado.

Ele foi último administrador do antigo Hospital Leonardo Cohen em Quatro Irmãos, e parceiro incondicional do Polo de Turismo. 

Deixa esposa Helena, filhos Hércio e Eliane, e netos.

 

Desde 1913

A família Agranionik está em Quatro Irmãos desde 1913, com o imigrante Abram Agranionik, instalados na mesma gleba de terra adquirida na época que chegaram, hoje base ampliada para mais de dois mil e 500 hectares e referência de uma renomada empresa do agronegócio, produtora de sementes e historicamente mesma atividade que os pioneiros ancestrais desempenhavam no Leste da Europa.

Maurício Leão Agranionik é neto de Abram, filho de Jacob e Rosa Melnik– com mais dois irmãos: Samuel e Guilhermina.

Ele foi um líder natural da comunidade judaica que tem o município de Erechim como base econômica, social e religiosa de parte dos descendentes dos imigrantes que permaneceram na região onde se instalaram entre os anos de 1913 e 1927.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas