Duas faces em uma mesma mulher. Uma preenchida com o sorriso e a simpatia de uma princesa. A outra expressada pela seriedade e a coragem de salvar vidas. Soberana do município de Machadinho e bombeira voluntária são as duas atividades exercidas pela empresária Marcelli De Mattos, 21 anos.
Incentivada pelas amigas, a jovem é princesa da cidade desde maio de 2022. “Aceitei o desafio e desde o momento comecei a me dedicar em cada etapa do concurso, tive um grande apoio do meu padrasto que me ajudou a conhecer a história do município”, conta.
Um ano e um mês depois, em junho de 2023, uma nova paixão se tornou realidade, integrar o Corpo de Bombeiros Voluntários. “Sempre admirei o trabalho dos bombeiros e quando vi que as inscrições estavam abertas, não perdi a oportunidade. E a cada módulo do treinamento fui criando uma paixão a mais pelo trabalho da corporação”.
Agenda organizada
Para vencer todos os compromissos, Marcelli tenta manter a sua agenda em dia e atualizada. “Minha rotina é bastante dinâmica. Como princesa, participo de eventos, o que exige bastante preparação e presença. Já como bombeira voluntária, meu tempo é dividido entre treinamentos, plantões e atendimento a emergências. Para conciliar tudo, mantenho a agenda organizada com antecedência”.
Coração cheio de orgulho
As funções exercidas por Marcelli já oportunizaram diferente ocasiões significativas que encheram seu coração de orgulho. “Como princesa, um dos momentos mais marcantes foi a participação na nossa festa tradicional. Ver a alegria das pessoas e poder representar nossa cidade foi incrível. Já como bombeira, são vários momentos marcantes, impossível escolher só um. Apenas o fato de saber que o dever foi cumprido e ouvir um ‘muito obrigada’ o coração fica quentinho de felicidade e isso me motiva cada vez”.
Espelho de motivação
A maioria das garotas pensam em participar de concursos de soberanas e poder usar a coroa que representa além da beleza, o caráter, confiança, determinação, entre outras qualificações. Dentro da comunidade machadinhense, Marcelli é esse espelho de motivação para as jovens sonhadoras. “Acredito que o exemplo é a melhor forma de inspirar alguém. Como princesa, procuro mostrar que esse papel vai além da aparência. trata-se de representar a cultura, as raízes e histórias da nossa terra”.
Trabalho social
Vestida com a farda, o objetivo segue na mesma linha em ser exemplo às outras pessoas em motivá-las a prestar um trabalho social. “Meu foco é mostrar que todos podem fazer a diferença, independentemente de gênero ou idade. Compartilho minhas experiências e desafios para encorajar outras pessoas a se voluntariarem e fazer a diferença”.
Valores
Seja com a coroa e a faixa de soberana ou com o uniforme vermelho dos Bombeiros Voluntários, as duas atividades ensinaram para Marcelli valores como responsabilidade, empatia e resiliência. “Aprendi a importância de estar presente para a comunidade e de trabalhar em equipe. Ambos me ensinaram sobre a responsabilidade de ser uma figura pública, e a importância de valorizar cada papel que faço”.
Influência
A princesa veste farda e espalha a influência para novas pessoas participarem ativamente da sociedade. “Tudo o que vivenciei me trouxe mais compaixão e empatia, em geral essas vivências me tornaram mais consciente do meu papel na sociedade e me inspiram a continuar buscando maneiras de contribuir positivamente para a vida das pessoas ao meu redor”.