21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Salame tipo italiano de Aratiba é campeão na Expointer 2024

teste
Primeiro Lugar na Expointer.jpg
Por Assessoria
Foto Divulgação

Mais uma vez a região do Alto Uruguai é destaque nas edições da Expointer e, neste ano, não podia ser diferente, momento em que o primeiro na categoria salame italiano ficou para a AG Dalla Vecchia do município de Aratiba que estava localizada nos estantes 133 e 134 da grande feira.

  Na tarde de quinta-feira, 29, o Pavilhão da Agricultura Familiar recebeu a tradicional cerimônia de premiação dos vencedores do 12º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. E teve de tudo: primeiro lugar inédito, bicampeão e conquista para quem persistiu até voltar com uma placa para casa. 

 Na cerimônia de entrega, o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti, reforçou que a premiação é um reconhecimento à qualidade dos produtos elaborados pelas famílias gaúchas. “Eu sou cliente fiel de muitas dessas agroindústrias. É uma honra e uma alegria participar desta entrega. No próximo ano, este será um evento de gala", prometeu. 

 Nesta edição, o concurso recebeu 149 inscrições para nove categorias: doce de leite, queijo colonial, salame tipo italiano, linguiça de carne suína defumada, mel, vinho tinto de mesa seco, suco de uva, melado líquido e cachaça prata.

O julgamento começou na segunda-feira, 26, com uma banca composta por cinco jurados para cada grupo. Eles avaliaram diferentes critérios, geralmente associados a aspectos sensoriais: visão, paladar, olfato e tato. Os três primeiros colocados de cada categoria participam do Desfile dos Grandes Campeões da Expointer, nesta sexta-feira (30/8), às 10h, na Pista Central. 

 O 12º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar é uma promoção da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Emater/RS-Ascar, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do RS (Aprodecana), Embrapa Uva e Vinho, Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina. 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas